Novembro Azul: Prefeitura realiza ação para conscientizar sobre a saúde do homem

Saúde
30/11/2023 16h00

Finalizando a campanha de conscientização contra o câncer de próstata, o Novembro Azul, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quinta-feira, 30, ação para trabalhadores da construção civil, no bairro Aruana.

Realizada pela equipe composta por médico e enfermeiras da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha, a inciativa levou para cerca de 100 profissionais da obra de um shopping na Zona Sul da cidade, testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite, testes de glicemia, vacina antitetânica, além de orientações sobre os cuidados com a saúde.

Um dos primeiros a chegar foi o trabalhador Moacir dos Santos, de 64 anos. Diabético e hipertenso, ele fez questão de verificar como estava sua pressão arterial e glicemia.

“Sou morador do Bairro América e sempre vou na minha unidade para consultas e exames. Nós temos que ficar de olho e arranjar um tempinho pra cuidar da saúde”, conta.

Para além dos períodos de campanhas, a população também tem à disposição, durante todo o ano, serviços preventivos nas USFs, como explica a gerente da unidade Santa Terezinha, Carolina Santos.

“A prevenção está sempre presente em nossa rotina. Aqui nós estamos trazendo serviços e informação sobre o Novembro Azul para esses profissionais, que talvez não tenham tempo de ir à unidade, mas elas estão sempre de portas abertas. Precisamos ampliar o entendimento de que é melhor prevenir para poder, caso necessite, tratar o quanto antes, a exemplo do câncer de próstata”, explica Carolina.

A engenheira responsável pela obra, Karla Cibele, agradeceu a presença das equipes, principalmente por incentivar os trabalhadores.

"Foi uma parceria muito proveitosa e essencial para eles, que sabemos que homens tendem a se cuidar menos que as mulheres. Agradeço a todos e que esse momento possa fazer diferença para eles”, enfatiza a engenheira.

A campanha
O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar homens sobre os riscos do diagnóstico tardio do câncer de próstata que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos da doença por ano para o triênio 2023-2025, sendo a segunda causa de morte entre a população masculina.

Diante disso, a Saúde de Aracaju desenvolveu uma série de atividades e ações na capital, com oferta de exames em shoppings, praças, unidades de saúde, parceria com instituições, além de palestras educativas.

Pensando na oportunidade de ser atendido no ambiente de trabalho, Jaison Batista, 38 anos, também compareceu à ação e salientou que, independente da idade, quanto mais cedo se cuidar, melhor.

"Às vezes, a gente deixa para depois uma ida ao médico ou quando sente alguma coisa ignora e até faz automedicação. Temos que estar nos policiando para que não seja tarde”, conclui Jaison.