Saúde de Aracaju vai receber certificação com Selo Prata de Boas Práticas do Ministério da Saúde

Saúde
30/11/2023 16h48

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai receber, no dia 8 de dezembro, o Selo Prata de Boas Práticas rumo à eliminação da transmissão vertical do HIV, em consonância com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), na sede do Ministério da Saúde (MS) em Brasília.

De acordo com a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da SMS, Débora Oliveira, receber esta certificação é a comprovação que a equipe está realizando um trabalho de qualidade.

“Este Selo Prata é referente ao registro de nenhum caso de criança vivendo com essa infecção durante o período de 2020 e 2021, e teve como objetivo reconhecer todo o trabalho realizado pelos equipamentos da Saúde de Aracaju, que são responsáveis pelo caminho percorrido pela gestante, desde a entrada nas Unidades de Saúde da Família [USFs], até o nascimento do seu filho na maternidade e, também, no segmento pós-parto. Esta certificação valida, ainda mais, a sensação de dever cumprido, e nos dá força para continuar trabalhando e desenvolver mais campanhas e ações educativas para que possamos alcançar o Selo Ouro”, detalha Débora.

Processo de certificação
A Certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde [SUS], aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação do HIV.

Para que Aracaju recebesse o Selo Prata, foi necessário um processo de avaliação realizado pela Comissão Nacional de Validação (CNV) e do Departamento de Doenças de Condições Crônicas (DCCI) do Ministério, que visitou a capital nos dias 8 e 9 de deste mês.

Na visita, a comitiva do MS verificou, in loco, a USF Roberto Paixão; o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), além do acompanhamento de uma abordagem da equipe do Consultório de Rua, dados epidemiológicos da Vigilância Epidemiológica Municipal e do Programa Municipal IST/HIV/Aids e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

"A visita serviu para que a equipe validasse e analisasse todos os indicadores e ações implementadas pelo Município”, relata a coordenadora.

Resultado
A visita reforçou o compromisso em eliminar a transmissão da doença e destacou a importância da vigilância epidemiológica, na cooperação interinstitucional e no trabalho conjunto da comunidade e profissionais de saúde, beneficiando gestantes e crianças no avanço da promoção da saúde materno-infantil.

“Depois da análise dos dados da visita à rede municipal da Saúde de Aracaju, a equipe do Ministério preparou um documento que passou pela avaliação de uma comissão nacional e, deste documento, Aracaju foi eleita para receber o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical do HIV. Este processo de certificação será finalizado no próximo dia 8 de dezembro em uma solenidade para a entrega do Selo, na sede do Ministério em Brasília”, explica Débora.