Equipes da PMA discutem encerramento do exercício orçamentário de 2023

Fazenda
30/11/2023 17h10

As equipes das Diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs) de todos os órgãos da Prefeitura de Aracaju se reuniram nesta quinta-feira, 30, para discutir e alinhar procedimentos relacionados ao encerramento do exercício orçamentário, financeiro e contábil de 2023, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Foram esclarecidos temas relevantes para que o trabalho ocorra dentro dos prazos estabelecidos e mantendo o bom desempenho conquistado ao longo dos anos desta gestão.

O grupo foi recebido pelo secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, que abriu a reunião destacando assuntos relevantes para o próximo exercício, a exemplo das emendas impositivas e a execução financeira de dezembro. “A posição de destaque que Aracaju tem ocupado é fruto do trabalho desenvolvido em cada diretoria, e que tem permitindo que o município evolua em diversos aspectos, melhorando índices na Educação e Saúde, entregando obras importantes para a população, implantando novos programas na Assistência”, enfatizou o gestor.

O secretário falou sobre o recente índice de excelência concedido pela Firjan, que avaliou a gestão fiscal do município e a capacidade de Aracaju em executar políticas públicas de maneira tranquila e planejada. “É um resultado admirável, especialmente considerando que cerca de 40% dos municípios analisados tiveram resultado deficiente, ou seja, ainda são dependentes de transferências. Ele demonstra a nossa independência, e vocês, sem dúvida alguma, contribuíram para alcançarmos este nível de qualidade. Esperamos um ano extremamente exitoso em 2024 também”, disse Jeferson Passos.

Dentro da programação, o grupo debateu sobre a execução do orçamento de 2024, com uma explanação feita pelo coordenador-geral de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog/Cogeor), Leilton Almeida, e o analista de suporte da empresa 3Tcnos, Anderson Menezes. A segunda pauta do dia foi conduzida pela contadora geral da PMA, Rafaela Pereira, que falou sobre o decreto de encerramento do exercício 2023, esmiuçando os detalhes de maior importância para o cumprimento das metas estabelecidas.
 
A reunião contou, ainda, com a explanação feita pelo auditor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Silas Leano, sobre o novo mecanismo desenvolvido pelo órgão para controle das retenções do Imposto de Renda, conforme dispõe o Decreto 7.379/2023; e com a palestra do coordenador geral, Marcos Dias, que complementou algumas informações sobre a abertura do sistema para elaboração dos empenhos de 2024.