Funcaju promove apresentações para o Dia Nacional do Samba no Festival do Caranguejo

Cultura
01/12/2023 10h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado neste 2, oferece duas atrações musicais do gênero para alegrar a população. As apresentações são gratuitas e ocorrem durante o Festival de Caranguejo, na Praia da Cinelândia, neste sábado, a partir das 19h.

No local, os espectadores poderão dançar ao som da banda Cajurioca. Criada em 2014, a banda traz composições próprias, misturando sambas de roda de Aracaju e do Rio de Janeiro, fazendo releituras de clássicos do samba. De acordo com o vocalista Victor Marinho, a formação do show do sábado, com cinco integrantes, trará muito samba para o público. “Estamos preparando grandes releituras de clássicos do samba, mas também cantaremos algumas músicas autorais. Será muito partido-alto, samba dolente, samba enredo”, comenta.

Logo em seguida, o público poderá curtir o grupo Elbert Mania de Ser, às 20h30. A banda, formada há 22 anos e composta pelo vocalista Elbert Coimbra e mais seis integrantes, tem como inspiração grandes nomes do segmento, como também apresentará músicas autorais. O recente trabalho lançado, por exemplo, intitulado Aqui Se Paga, ocorre com a participação de Xande de Pilares. Para o vocalista, é muito satisfatório poder levar um show de samba em uma data marcante.

“Data muito especial para nós que somos do segmento. Levar a bandeira do Samba dentro do nordeste, ao longo desses 22 anos, é um feito muito positivo, porque o samba está em todas as partes, em todas as regiões e nos principais eventos culturais. Esse evento que a Prefeitura está promovendo no dia 2 é um marco importante para Elbert Mania de Ser, pois nos sentimos homenageados em poder levar esse show para a população”, explica Elbert.

Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, as atrações aracajuanas demonstram como Aracaju possui artistas dos mais diversos segmentos. “No Dia do Samba, a Funcaju apresenta uma programação para celebrar um dos mais importantes gêneros musicais da nossa música. São duas atrações que vão fazer um passeio por variados estilos compreendidos no universo variado do samba, levando música e alegria ao Festival do Caranguejo à Orla da Atalaia”, comenta.

Festival do Caranguejo
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur),juntamente com os Sistemas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), deu início na noite desta quinta-feira, 30, a mais uma edição do Festival do Caranguejo. O evento, que acontece até dia 3 de dezembro, traz 18 restaurantes, com variedades da iguaria culinária para turistas e aracajuanos que participarem da programação.