Esquema de limpeza da Prefeitura garante um pronto-atendimento aos ambientes de feiras livres

Serviços Urbanos
01/12/2023 12h00

Mais do que simples pontos de comércio, as feiras livres apresentam-se como ambientes de tradição entre os aracajuanos. Atraindo um grande número de consumidores com variedade de produtos e preços mais em conta, esses espaços também seguem no radar da Prefeitura de Aracaju no que diz respeito à ações que aprimoram e asseguram sua boa organização, a exemplo das tarefas de limpeza e higienização que chegam, regularmente, às 28 feiras administradas por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).  

Maria Acácia dos Santos está na lista de pessoas que mantêm o hábito de adquirir itens como carnes, pescados e legumes em zonas de comércio deste tipo. Frequentadora das feiras livres do conjunto Augusto Franco e do Batistão, a aposentada conta que o início da limpeza, logo após o encerramento das feiras, tem sido um dos fatores que a faz se sentir mais tranquila no momento das compras.

“Terminou a feira, no mesmo dia fica tudo uma belezura. A gente sabe que feira é um lugar que acumula bastante lixo, então vê que a Prefeitura se preocupa em manter tudo limpo é algo excelente. Depois que passa o horário da feira então, nem se fala, se você não conhecer o bairro, você não diz que ali existe uma feira, porque fica tudo realmente limpo”, relata dona Maria.

Os serviços de limpeza pós-feiras livres acontecem entre terça e domingo, período em que esses espaços são montados na cidade, conforme a esquematização de cada bairro. Com essas frentes operacionais, a empresa municipal assegura que materiais como  embalagens e restos de alimentos sejam devidamente recolhidos, evitando, assim, a proliferação de insetos, roedores, bem como a propagação de odores nessas regiões. Para não prejudicar o vai e vem de pessoas, as tarefas são programadas sempre para o turno seguinte à realização de cada feira livre e são executadas por um efetivo que conta com 70 trabalhadores.

“Dois fatores são levados em consideração nestas operações: agilidade e a remoção total dos resíduos gerados. Com a primeira, a Emsurb age para que estes espaços voltem à normalidade o quanto antes, prevenindo, inclusive, que parte desse lixo tenha canais, bueiros ou canaletas como destino. Já a limpeza integral contribui para preservar a estética dos locais, como se torna também mais um mecanismo da gestão para assegurar a saúde pública no entorno dos mesmos”, salienta o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

O tamanho de cada feira livre é mais um fator observado no momento de definir o quantitativo de equipes que serão direcionadas para cada um desses espaços. Além disso, para reduzir o tempo de recolhimento dos resíduos e facilitar a operação, a Emsurb disponibiliza também caminhões caçambas que auxiliam no transporte do que vai sendo coletado. 

Outro critério que complementa os trabalhos de organização das feiras livres pela Prefeitura de Aracaju, assim como viabiliza a limpeza mais rápida desses locais, abrange a desmontagem de mesas, tendas e outras estruturas, através de um processo que, nos últimos anos, foi otimizado pelo executivo municipal, buscando garantir a trafegabilidade e tranquilidade de quem reside em áreas próximas. Com as readequações, os procedimentos passaram a ocorrer sempre no turno posterior ao encerramento das feiras, evitando, inclusive, casos de poluição sonora.

O dia a dia das equipes operacionais da Emsurb para garantir a funcionalidade das feiras em ambientes mais limpos vem sendo acompanhado de perto pela feirante Alda Maria Valença, que comercializa nas feiras do Batistão, Suíssa e Grageru.

“Eu vejo tudo isso como algo positivo, pois assim que acaba as feiras, a gente presencia todo o esforço para fazer a limpeza o mais rápido possível, tudo isso para manter a organização. Pra mim, isso é muito louvável e é bom tanto pra gente que é feirante, quanto pra quem tá comprando, pois faz com que eles se sintam bem e percebam esse ambiente higienizado”, compartilha a negociante que está na profissão há 30 anos.