Profissionais da Educação municipal são homenageados pelo Conmea

Educação
01/12/2023 22h14

Em homenagem e reconhecimento aos serviços prestados à Educação por profissionais da área, o Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea), realizou, nesta sexta-feira, 1°, um evento que concedeu o título de conselheiro honorário e moções de congratulação em 2023. Na solenidade, que aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) participou ativamente, com a presença do secretário Ricardo Abreu, convidado como presidente de honra, e da gestora da Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged), Maria José Guimarães, escolhida como conselheira honorária. Já as moções de congratulação, foram entregues às professoras Mônica Maria Bonfim (in memoriam), Antônia Maria Dórea e Margarida Maria Teles.

Reforçando o papel do Conmea, que é um órgão consultivo, normativo e deliberativo, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, descreve as homenagens como uma importante ferramenta para reconhecer pessoas influentes que contribuíram durante décadas para o desenvolvimento da educação do município. “Nós temos a alegria de ver a professora Maria José recebendo o título de conselheira honorária pelo Conmea, que é uma professora aposentada da rede pública municipal de ensino, mas que ainda contribui dada a expertise do seu conhecimento, principalmente no que diz respeito à legislação educacional estadual e municipal. Também testemunhamos a entrega de títulos de homenagens a três profissionais que também contribuíram positivamente com a educação. O Conmea é um órgão que possui a sua própria autonomia e isso faz com que nós busquemos trabalhar sempre em uma harmonia de entendimento, o que tem feito com que, na atualidade, a educação do nosso município de Aracaju esteja em festa”, afirma. 

“A rede municipal de ensino de Aracaju é uma rede de excelência, nós temos professores com ótima formação e eles contribuem não só em sala de aula, mas, também, na gestão das nossas escolas e das políticas educacionais do nosso município. Então, naturalmente, aqueles professores que mais se destacam, que um trabalho é reconhecido pela nossa rede, acabam chamando atenção dos seus pares e, inevitavelmente, são reconhecidos pela Semed, pelo Conmea e por outros órgãos, incentivando que todos continuem exercendo sempre um ótimo trabalho”, complementa o secretário.

A presidente do Conmea, Núbia Lira, que também é integrante da Semed como gestora da Coordenadoria de Educação infantil (Coeinf), explica que a solenidade acontece anualmente e serve para prestar homenagens a personalidades que têm se dedicado e realizado feitos importantes para garantir a qualidade da educação. “Este momento vai além das homenagens. É uma forma de reconhecimento e incentivo às pessoas que têm desenvolvido trabalhos substanciais na educação, tanto em Aracaju, quanto no estado de Sergipe e, inclusive, no âmbito nacional. É uma forma de reconhecer o trabalho que faz a diferença, que constrói muito além daquilo que, na atualidade, a gente está conseguindo alcançar”, declara.

Reconhecida como conselheira honorária 2023, a professora Maria José Guimarães expressa que é uma satisfação muito grande saber que toda sua trajetória dedicada à educação. “Com o título, todo um trabalho foi reconhecido, mostrando que os conselheiros presentes na sessão plenária do Conmea 2023 compreendeu o trabalho que nós viemos realizando durante este ano, especialmente com as contribuições que foram dadas aos conselhos de educação. O sentimento é de muita satisfação e orgulho de saber que todo trabalho que fazemos está sendo avaliado, visualizado e reconhecido. Eu espero que todo o trabalho que foi realizado contribua, de fato, para as futuras gerações, garantindo a qualidade plena da educação que nós tanto almejamos para o município de Aracaju”, diz.

Moções de congratulação

Visando ampliar as homenagens e fortalecer ainda mais o reconhecimento dos demais profissionais da Educação, o Conmea também realiza as moções de congratulação, destacando a importância da trajetória e da contribuição dos educadores. No ato, três professoras receberam a homenagem: Mônica Maria Bonfim (in memoriam), Antônia Maria Dórea e Margarida Maria Teles.

Representando a professora Mônica Bonfim, o seu esposo, Rubens dos Santos, fala emocionado sobre a felicidade de ver o trabalho da sua falecida esposa sendo reconhecido desta forma. “Para mim, é muito importante este dia. Porque ela trabalhou muito para educação e eu vivi muito com ela todo esse amor pela escola e via tudo que ela fazia pelos seus alunos. Minha esposa pegava eles em casa, levava para o colégio e fazia de tudo para ver eles crescerem na vida. Hoje, o meu agradecimento é a todos os seus alunos que fizeram de tudo para poder dar orgulho a ela e fizeram com que ela se destacasse dessa forma. É um dia de muita emoção e de saudade, mas, também, de muito orgulho e admiração da pessoa que eu escolhi ter ao meu lado”, fala.

A professora Antônia Maria Dórea, que é presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino da Rede Particular (Sinpro), vê a moção de congratulação como um presente de agradecimento a todo o seu trabalho em prol da educação. “Tudo que eu tenho é através da educação, se não fosse por ela, acho que não seria nada. Então, essa homenagem é muito importante para a minha vida. Quero agradecer à Semed e ao Conmea não só pela homenagem, mas por serem dois órgãos que trabalham fielmente pela educação e estão sempre disponíveis para nos ajudar a fortalecer as ações de melhoria. Ter esse reconhecimento é importante e que muitos outros profissionais também cheguem a recebê-la”, destaca a professora.

Docente do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Margarida Teles é militante pela causa da educação especial e inclusiva e tem o prêmio como uma honraria. “Eu fui professora da rede municipal de ensino por vinte anos. Esse prêmio é um reconhecimento e, como diz Paulo Freire, acaba sendo uma eternização da carreira de professor, espaço onde eu me constituí professora de educação inclusiva. Eu tenho muita honra de estar na universidade com a bagagem que eu levei da rede municipal. Então, esse prêmio pra mim é uma alegria, porque o conselho é uma instituição muito expressiva e importante na nossa categoria de professor. Estar nesta homenagem é um agradecimento a todo o meu esforço, mas que também abrilhanta ainda mais o processo da educação de todos os professores”, frisa.