Defesa Civil de Aracaju dinamiza diálogo com a sociedade e mantém ações preventivas

Defesa Civil
05/12/2023 15h05

Com ações permanentes de prevenção contra riscos, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), durante o mês de novembro, interagiu com os diversos setores da sociedade. Tanto no atendimento das demandas e vistorias preventivas, quanto no reforço da conscientização contra riscos e ampliação de conhecimentos, o órgão manteve o foco de fortalecer a resiliência da capital.

De acordo com dados do sistema de monitoramento meteorológico da capital, o ClimAju, nesse período a temperatura variou entre 22°C e 37°C em Aracaju, enquanto a média histórica é de 26,7°C. Apesar de baixo, o acumulado de chuva chegou a 53,0 milímetros (mm), com maior incidência no Centro, mantendo o padrão de superação da média histórica que, para o período, é de 46,6mm.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que a equipe atendeu 45 ocorrências das quais 29 foram registradas através do número emergencial 199. "Das situações atendidas pela equipe, 29 estiveram relacionadas a avaliação de risco estrutural, correspondendo a 75,55% do total. Em relação aos meios de acionamento, pudemos constatar que 64,4% das demandas foram direcionadas ao órgão através do canal de atendimento 199", indicou o coordenador.

Ao longo do mês os dados técnicos apontam para o registro de 5 interdições de edificações, sendo três delas totais e duas parciais. Foram emitidas ainda cinco notificações, um Relatório de Avaliação de Risco (RAR) e 12 Relatórios de Vistoria Técnica. "Nossa equipe realizou avaliação em quatro estruturas montáveis para eventos, como foi o caso do Natal Iluminado, Vila do Natal iluminado, Natal do Judiciário e outros; e realizou captação de imagens aéreas, a partir de cinco voos de drone, para vistorias e monitoramentos", acrescentou o coordenador.

O monitoramento de áreas de risco ocorre de maneira sistemática. Neste mês, 10 monitoramentos foram empreendidos na capital, sendo oito deles para risco de deslizamento de massa e dois referentes a imóveis abandonados.

"Executamos o planejamento de atividade em relação ao monitoramento de imóveis abandonados no Centro de Aracaju. Esses dados serão analisados para a adoção de medidas preventivas. Esse mapeamento permite identificação prévia de risco de colapso, como se confirmou em quatro imóveis já monitorados, evitando, dessa forma, danos humanos, principalmente", frisou Rabelo.

Diálogo com a sociedade
Dinamizando o diálogo com os diversos setores da sociedade, a Defesa Civil de Aracaju esteve presente em eventos importantes para a produção de conhecimento sobre temas relacionados a prevenção contra risco, sobre os desafios das mudanças climáticas e sobre o trabalho do órgão para a promoção da resiliência, na capital.

Logo no início do mês, no dia 8, a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil - Nupdec Zona Sul-, promoveu a capacitação em primeiros socorros voltada aos pilotos de embarcações, que atuam com transporte de passageiros na Orla Pôr do Sol.  

O órgão também esteve presente no Encontro Regional de Impactos de Mudanças Climáticas, promovidos pela Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, em Salvador/BA. "Nessa ocasião realizamos, também, uma visita técnica à Defesa Civil de Salvador e, além de visitar áreas de risco, verificamos os mecanismos empregados para a mitigação de riscos na cidade", ressaltou o coordenador Robson Rabelo, considerando a importante obtenção de referências técnicas que contribuirão para o planejamento de ações em Aracaju.

Entre os dias 24 e 26 também ocorreu a Expo Semdec, no shopping localizado no bairro Coroa do Meio, onde o órgão manteve um estande com exposição de equipamentos, abrigo temporário e pôde interagir com o público para divulgar o trabalho desenvolvido para a redução riscos, além de difundir os canais de atendimento do órgão.

A convite do Departamento de Engenharia Civil Participação, o órgão participou da 9ª Semac - Semana Acadêmica Cultural da Universidade Federal de Sergipe. Na ocasião, o coordenador-geral, Robson Rabelo, palestrou sobre a importância da Engenharia Civil nas Atividades desempenhadas pela COMPDEC, bem como explanou sobre o rol de atividades técnicas desenvolvidas pela coordenadoria.

Também houve participação da Defesa Social na programação especial da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural - ABECE/ SE, com o tema "A Importância da Engenharia Civil na Prevenção de Desastres".