Semed dá início ao V Seminário de Educação Física

Educação
06/12/2023 15h20

Com foco no tema “Avaliação em Educação Física Escolar", a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou na manhã desta quarta-feira, 6, o V Seminário de Educação Física. O evento, que segue até a quinta-feira, 7, é direcionado a todos os professores da área que atuam em unidades de ensino da rede e está acontecendo no auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos. As temáticas estão sendo trabalhadas através de palestras e debates.

O momento formativo é dirigido pela Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp) da Semed e tem o intuito de promover a ponderação e o diálogo entre os professores em relação ao desenvolvimento da Educação Física na rede municipal de ensino de Aracaju. O tema desta edição foi escolhido pelos próprios professores, no seminário anterior.

Coordenador da Coefesp, José Robson dos Santos afirma que a ideia de provocar a reflexão do tema proposto neste seminário surgiu após a Semed observar que as disciplinas de Educação Física e Artes são as matérias que mais têm índice de reprovação na rede.

"Estamos discutindo a avaliação pedagógica e o que o professor de Educação Física está fazendo nas suas avaliações que está gerando este fato em relação à reprovação. Estou há 38 anos na profissão de Educação Física e aprendi muito cedo o quanto são importantes as práticas corporais dentro da escola. Elas auxiliam as demais disciplinas. Tanto que, a partir de 2024, pretendemos abordar questões como esta com docentes de outras disciplinas, para que haja um trabalho integrado",  enfatiza José Robson.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora Drª. Mércia Guimarães, explanando o tema 'Avaliação: uma proposta de organização pedagógica'. Segundo ela, é um desafio falar deste assunto, tentando desconstruir paradigmas que foram criados através dessa palavra, a qual, infelizmente, resultaram em práticas que precisam de inovação.

"O desafio é fazer eles (os professores) enxergarem que a avaliação hoje é de aprendizagem, não um exame. Não é uma mensuração, mas um avaliar o que de aprendizado aquele aluno adquiriu a partir do histórico de vida dele, e a que cada um vai ganhando de acordo com a sua base. Os estudantes não vão ganhar por igual, e aí está o desafio do olhar do docente: ver essa diversidade de conhecimentos e trabalhá-la de modo que atinja a todos", explica a palestrante.

Ampliando possibilidades
Professor de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América, há 17 anos, Paulo Antônio de Andrade diz que este tema é de grande precisão para a rede e que os pontos abordados até o momento têm sido bastante proveitosos.

"É importante trabalharmos a formação continuada em qualquer área, para que a gente aperfeiçoe a nossa prática pedagógica. A gente sempre procura trazer o que a gente aprende nesses cursos e inserir na nossa prática pedagógica. Eu trabalho, também, com o esporte na Emef. Tenho um projeto de Futsal e me identifico muito em imersões como esta", expressa o docente.

Na tarde deste primeiro dia, outra palestra será ministrada visando a discussão do tema, desta vez, abordando a temática 'Educação Física na Educação Infantil', ministrada pela coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira. Já na manhã da quarta, 7, o professor Dr. Ailton Santana De Oliveira discutirá 'Avaliação em Educação Física: caminhos e possibilidades', encerrando o evento.

Lecionando na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, Denise de Paula pontua que dialogar sobre novas perspectivas a respeito das avaliações lhe auxiliará a pensar em novas oportunidades para os estudantes.

"Sempre estou revendo a minha prática e tentando novas formas de avaliar meus alunos. Tanto para oportunizar mais aprendizados na disciplinas, como para auxiliá-los no desenvolvimento enquanto pessoas. Quando a gente recebe um novo olhar, de outro profissional, isso amplia o nosso repertório, potencializando nosso planejamento e estratégias", conta a professora.