Aracaju participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília

Assistência Social e Cidadania
07/12/2023 15h30

Em culminância ao ano que foi marcado pelas conferências, a Prefeitura de Aracaju participa durante essa semana da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília. Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento comemora também os 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), celebrado nessa quinta-feira, 7.

A Conferência Nacional iniciou na última terça-feira, 5, e segue até essa sexta-feira, 8. Representando a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, participam do evento a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos, e a técnica coordenadora de Prestação de Contas dos Fundos Municipais, Cristiane Ferreira, além dos delegados e delegadas, entre eles trabalhadores (as) e usuários (as) do Suas, eleitos nas Conferências Municipal e Estadual.

“Estamos em Brasília participando desde terça-feira da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, momento de culminar todas as mais de cinco mil conferências do Brasil e Aracaju não é diferente. Hoje, dia 7 de dezembro, especialmente participamos de um ato em comemoração aos 30 anos da Loas, lei essa que estabelece que a Assistência Social é direito da população. Estamos firme e fortes lutando pelo Suas”, destacou a secretária.

De acordo com a coordenadora de Prestação de Contas dos Fundos Municipais, Cristiane Ferreira, esse foi um ano histórico, no qual a sociedade civil se mobilizou para a realização das conferências livres em todo o país.

“A gente viveu em um passado muito recente a tentativa de desmonte dessas instâncias de controle social, numa retomada do autoritarismo e da repressão, uma tentativa de calar realmente a população. Com a Assistência Social isso não aconteceu, porque a gente já vinha de um processo histórico de construção do campo da Assistência Social, então não conseguiram destituir o CNAS, mas a conferência nacional daquele ano foi desconvocada. Essa 13ª Conferência foi histórica, esse foi um ano histórico, porque a sociedade civil quis a realização das conferências livres de Assistência Social, os municípios realizaram suas conferências e Aracaju também fez a sua, e isso mostra a resistência da sociedade civil diante do autoritarismo do governo passado”, disse.