Saúde de Aracaju participa do lançamento da etapa Aracaju do programa Opera Sergipe

Saúde
07/12/2023 16h50

Nesta sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) marcou presença no lançamento da etapa local do programa Opera Sergipe, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Saúde (SES). O evento, realizado no Hospital e Maternidade Santa Isabel, tem como objetivo principal diminuir as filas de cirurgias eletivas, beneficiando cerca de 2.500 pacientes que aguardam procedimentos há algum tempo.

A etapa Aracaju do programa Opera Sergipe está disponível para a população da capital, com a expectativa de atender, durante a primeira etapa, 2.500 pacientes regulados. O Hospital e Maternidade Santa Isabel foi a instituição contratualizada para realizar as cirurgias eletivas nesta fase.

Ana Régia Oliveira, diretora de Inteligência e Gestão Estratégica (DIGE/SMS), representando a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, enfatizou que a iniciativa visa não apenas diminuir as filas, mas também ampliar a oferta de cirurgias, reduzindo o tempo de espera dos usuários para procedimentos eletivos de média complexidade.

"A fila andará bastante, melhorando a vida das pessoas que aguardam ansiosamente por esses procedimentos, garantindo acesso regulado, qualificado e seguro ao serviço. O programa se desenvolverá em três fases, sendo a etapa Aracaju parte da primeira fase, que inclui procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade", destaca Ana Régia.

Fluxo do Cadastro
Segundo Janaina Cavalcante, diretora de Atenção em Saúde (DAS/SMS), para se cadastrar no programa Opera Sergipe, o paciente deve ir à Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico.

"O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistemas iOS e Android. O período de execução da cirurgia ocorrerá dentro de até 60 dias, contados a partir do momento em que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação", orienta Janaina.

Procedimentos ofertados
Histerectomia total; Histerectomia com anexectomia; Colecistectomia; Postectomia; Histerectomia (por via vaginal); Correção cirúrgica de hidrocele; Hernioplastia incisional; Hernioplastia umbilical; Hemorroidectomia; Laqueadura tubária; Colpoperioneoplastia anterior e posterior; Hernioplastia epigástrica; Hernioplastia inguinal bilateral; Hernioplastia inguinal/crural (unilateral); Hernioplastia recidivante.