Emef em Tempo Integral João Oliva Alves dá início ao I Festival de Cultura Corporal

Educação
11/12/2023 16h23

Na manhã desta segunda-feira, 11, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) João Oliva Alves, deu início ao I Festival de Cultura Corporal. O evento, que segue até a quinta-feira, 14, estimula a criatividade, a disciplina e a coordenação, que são fundamentais para a formação do aluno.

Por se tratar de uma unidade de ensino em tempo integral, é de suma importância que os alunos tenham prazer em estar no ambiente escolar, e é com essa premissa que a diretora da Emef, Elainy Mary, destaca a importância de projetos como esses. “A gente sabe o papel que o esporte tem, porque trabalha inclusão social, na prevenção da violência, na cooperação, na integração escolar. Então, sempre buscamos trazer essa cultura do esporte para a escola. Por isso, disponibilizamos um espaço prazeroso para os alunos”, afirma a diretora.

A iniciativa é da professora Marluce Pereira, que já trabalhava com esse evento em uma outra escola e adaptou para a realidade da Emef João Oliva Alves, trazendo uma avaliação geral da educação física no ambiente escolar. “Quando cheguei aqui, identifiquei o que a outra professora já havia trabalhado ao longo do ano, apresentei a proposta aos professores e, juntamente com a direção, demos vida a esse projeto que envolve a cultura corporal. Nele teremos apresentações de danças, esportes e competições, trabalhando o acesso à cultura para toda a escola”, explica a professora.

Para o professor Fernando José, o Festival de Cultura Corporal é uma grande oportunidade de aprendizado e trocas culturais, já que é um espaço em que os alunos trabalham, também, a integração social. “Aqui o esporte não é dado apenas por ser esporte, pois o aluno chega aqui com uma bagagem cultural do local de onde ele vive, em que muitos não têm acesso ao xadrez e a capoeira. Aqui eles podem escolher o que querem praticar, tendo a oportunidade de se expressar, de se posicionar, adaptar, criar e conhecer novas culturas”, afirma Fernando.

O evento foi iniciado nesta segunda-feira, 11, e contou com o desfile das turmas e seus respectivos temas: o 1º ano com o xadrez; o 2º e 3º anos com o futsal; e o 4º e 5º anos com a capoeira. Além disso, o dia também contou com apresentações de danças. A programação do festival conta com  jogos e brincadeiras na terça-feira, 12; apresentação de grupo de ginástica do professor Admilson Oliveira, da Coordenadoria de Educação Física e Esporte da Semed (Coefesp); competições de queimado na quarta-feira, 13; e, no último dia do evento, na quinta-feira, 14, haverá competição de futsal, apresentação de dança e premiações.