Prefeito Edvaldo acompanha posse da conselheira Susana Azevedo na presidência do Tribunal de Contas

Agência Aracaju de Notícias
11/12/2023 20h59

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta segunda-feira, 11, a solenidade de posse da conselheira Susana Azevedo como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE). Durante a cerimônia, realizada na sede do órgão, também foram empossados os demais membros da nova Mesa Diretora para o biênio 2024/2025, a qual tem como vice-presidente o conselheiro Flávio Conceição e como corregedor-geral o conselheiro Luis Alberto Meneses. 

Acompanhado da primeira-dama Danusa Silva, o prefeito destacou que o início de uma nova gestão é um momento importante para o Tribunal de Contas do Estado, e que a chegada da conselheira Susana à presidência do TCE, além de marcar o encerramento do mantado do conselheiro Flávio Conceição, "que fez um um trabalho muito importante", é relevante "por ela ser mulher, a segunda mulher a ocupar esse cargo, e isso é um fato muito importante para a sociedade”, pontuou.
 
“Susana tem uma enorme experiência. Ela teve uma vida dedicada ao serviço público, e eu tive a felicidade de ter sido contemporâneo de Susana quando fui vereador de Aracaju. Ela conhece de perto os três poderes, exerceu mandatos de vereadora e deputada estadual, e toda a experiência adquirida ao longo dos anos a credencia para a nova função. Susana tem uma vida dedicada às pessoas e, no Tribunal de Contas, desenvolveu vários projetos, em diversas áreas, dentre as quais a educação.  Além disso, ela é uma conselheira que está sempre preocupada com a eficiência e eficácia da gestão pública. Com toda certeza, pela competência, experiência, dedicação e pelo trabalho que desenvolve, ela fará uma gestão brilhante no TCE”, destacou Edvaldo.

Já empossada, a nova presidente do TCE/SE se disse honrada em presidir a instituição e ser a segunda mulher a assumir o cargo na história da Corte. Ela também afirmou que seu mandato será marcado por “muito trabalho e muita inovação”. “Teremos muito planejamento para melhorar o Tribunal de Contas, para que possamos assegurar a entrega de um serviço diferenciado a todos os nossos gestores e jurisdicionados. Tenho certeza de que nesses 24 meses teremos condições de implementar no TCE de Sergipe as experiências bem exitosas que traremos de outros estados. Faremos muitas parcerias. Além disso, estamos aqui como órgão de orientação de políticas indutoras para que os prefeitos, o governador, os secretários não venham a errar. Estamos aqui para fazer o melhor para o tribunal”, frisou.

O conselheiro Flávio Conceição, que deixou a presidência e tomou posse como vice-presidente, se disse agradecido pelo período em que esteve à frente do órgão. “Agradeço, primeiramente, a Deus, por estar comigo em todos os momentos. Aos meus pares, pela confiança depositada e pela caminhada harmoniosa ao longo desses últimos dois anos. Gratidão que busquei honrar por meio de ações práticas e efetivas, direcionadas aos membros, corpo de servidores da Corte de Contas e à sociedade sergipana”, afirmou o conselheiro, que lembrou do momento difícil enfrentado no início do seu mandato, em virtude da pandemia do novo coronavírus, dos avanços conquistados para a melhoria do ambiente de trabalho aos servidores e das demais contribuições dadas pela sua gestão para que o TCE desempenhasse o seu papel “de maneira exitosa”. “Hoje, o sentimento que me toma é o de dever cumprido, da certeza de que o biênio 2022/2023 deixa um legado de conquista, de justo reconhecimento e união”, completou.

Por indicação da nova presidente, a Escola de Contas (Ecojan) será conduzida nos próximos dois anos pelo conselheiro José Carlos Felizola e a Ouvidoria, pela conselheira Angélica Guimarães.

Nova presidente
Aracajuana, Susana Maria Fontes Azevedo Freitas é advogada com pós-graduação em Direito Público. Vereadora de Aracaju por duas legislaturas, ela exerceu também cinco mandatos de deputada estadual. Na Assembleia Legislativa, participou de todas as Comissões Temáticas e ocupou os cargos de 2ª e 3ª Secretária da Mesa Diretora 

Em sua trajetória no serviço público, a nova presidente do TCE exerceu os cargos de secretária–chefe da Casa Civil do Governo do Estado (1989/1991) e de secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju (1998/1999). 

Susana Azevedo assumiu o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe em 25 de fevereiro de 2014, e nos biênios 2016-2017 e 2020-2021 foi a vice-presidente da Corte. A conselheira também integra o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e é membro do Conselho Fiscal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).