Gestão Democrática: eleição de gestores escolares acontece nesta quinta-feira, 14

Educação
12/12/2023 17h40

Após meses de preparação, o processo de eleição para gestores escolares da rede municipal de ensino chega à etapa decisiva e terá a quinta-feira, 14, como o dia de votação para as chapas, elegendo os novos representantes diretivos das unidades. Prezando pela participação efetiva de todos os envolvidos na comunidade escolar, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), desenvolve a Gestão Democrática com estratégias que fomentam segurança e transparência em todo o dinamismo, preparando não só os candidatos, mas, também, os eleitores.

Com 212 candidatos aptos à concorrência, sendo eles 79 diretores, 103 coordenadores pedagógicos e 30 coordenadores administrativos, a efetivação da posse dos eleitos está marcada para o dia 28 de dezembro. Para assegurar a eleição, a Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged) entregou às escolas kits com orientações importantes e obrigatórias para a preparação da eleição. Ainda foram incluídos também elementos significativos no edital de convocação 2023, como a  Lei Complementar 178, que altera o porte das unidades de ensino, aos encargos e valores das funções gratificadas e um novo cálculo para apuração dos votos, que garante promover uma maior participação do público escolar no resultado final.

Com uma grande expectativa para o dia da eleição, a gestora da Coged, Maria José Guimarães, ressalta que a eleição é um processo organizado e acompanhado por uma comissão eleitoral geral, que é formada por três representantes da Semed e por dois representantes do magistério do sindicato dos professores.

“Essa comissão acompanha todo o processo, inclusive, a comissão responsável pela homologação das instituições e, neste momento, nós estamos às vésperas da eleição, com o dia 13 sendo encaminhado o segundo kit eleitoral, constando as cédulas e todas as atas que irão registrar a apuração dos resultados. Esta é uma ação que prevê, também, um acompanhamento da comissão eleitoral escolar, que é formada pelos segmentos que compõem a unidade de ensino, com a representação do magistério, dos servidores administrativos, pais e alunos maiores de doze anos”, explica.

Contando com uma grande participação da comunidade escolar, a coordenadora destaca que a eleição nas escolas de funcionamento com dois turnos deverá ser encerrada às 17h;  já as unidades com três turnos, às 21h, com a apuração dos votos ocorrendo logo em seguida. 

“Houve uma mudança na questão do cálculo para apuração dos votos pensando na maior participação da campanha, desenvolvida com o objetivo de ampliar a participação de toda a comunidade escolar. Para isso, na eleição de 2023, passará a ser considerado o total de votantes da escola,  já que, anteriormente, era considerado somente o total dos eleitores  que compareceram. Todo o processo foi pensado e acompanhado de forma com que ele seja o mais democrático e organizado possível” frisa a coordenadora.