Prefeitura de Aracaju divulga programação e locais do Circuito Natalino

Cultura
14/12/2023 10h30

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), divulga a programação do Circuito Natalino 2023 , que será realizado entre os dias 14 e 22 de dezembro. As apresentações estão programadas para acontecer em dias e horários variados no Centro Cultural de Aracaju, no Parque da Sementeira, na Galeria de Arte Álvaro Santos e nos mercados Central e Augusto Franco e visa proporcionar  aos cidadãos uma experiência cultural rica em linguagens artísticas. O Circuito realizará apresentações de música medieval, corais, exposições e teatro, todos com temáticas natalinas.

O evento terá início às 17h desta quinta-feira, 14, com a Cantata de Natal da Valdice Teles e a abertura da Exposição Natividade, no Centro Cultural de Aracaju, seguindo até as 20h. O Grupo Imbuaça apresenta no sábado, dia 16, o espetáculo “Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino” no Parque da Sementeira, às 19h. Na terça-feira, dia 19, a Galeria de Arte Álvaro Santos receberá o Coral Sintonia, da Escola de Artes Valdice Teles e o grupo Renantique, a partir das 18h. O grupo Renantique ainda se apresenta também no Parque da Sementeira, na quarta-feira, dia 20, às 19h; no Centro Cultural de Aracaju, na quinta-feira, dia 21, às 17h; no Mercado Central, na sexta-feira, dia 22, às 9h; e, por fim, no Mercado Augusto Franco, no sábado, 23, a partir das 9h.

Responsável pela abertura do Circuito, o coral da Escola Oficina de Arte Valdice Teles realiza o Ato de Natal, que marca também o encerramento das atividades da Escola para o recesso natalino. A Cantata abre também a Exposição Natividade, que aborda a tradição dos presépios e a sua variedade de representações ao longo da história. A exposição ficará disponível até o dia 6 de janeiro de 2024 no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, Centro.  

Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a Escola Valdice Teles abre novas perspectivas, para que os alunos possam participar de eventos oficiais. “O encerramento das atividades da Valdice Teles este ano irá trazer uma série de espetáculos e apresentações artísticas para a população. Esse é o resultado de um trabalho cada vez mais consistente, realizado pela Funcaju, pela Escola Valdice Teles. Inclusive, contribuindo para a programação natalina da cidade. É uma perspectiva nova da Escola, que soma a todos os eventos da Funcaju e fortalece a cultura”, relata.

Espetáculos
Fundado em 1997, o renomado Grupo de Teatro Imbuaça é responsável por inúmeras apresentações em solo nacional e internacional em seus 46 anos de atividades ininterruptas. O espetáculo dirigido por Iradilson Bispo, “Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino”, que será apresentado no Parque da Sementeira neste sábado, surgiu no ano de 2007, com a proposta de montar um auto natalino que agregasse em sua encenação aspectos lúdicos da Cultura Popular. Para o produtor executivo do espetáculo, Lindolfo Amaral, o espetáculo natalino dialoga com as tradições sergipanas.

“O espetáculo é narrado por uma cigana, que é uma figura dos nossos Reisados, é recheado de canções e coreografias que remetem ao nosso universo da cultura popular. Por isso, a expectativa de toda a equipe que realiza o espetáculo é de que o público possa entrar nesta atmosfera e se deliciar com o auto de Natal’’, afirmou Lindolfo.

Em atividade desde junho de 1996, o grupo musical Renantique será responsável por encantar o público em cinco apresentações do Circuito Natalino 2023. Sob a direção artística do prof. Emmanuel Vasconcellos Serra desde sua criação, o grupo tem como objetivo a pesquisa e a prática da música da Idade Média e da Renascença da Europa Ocidental. Para esses cinco concertos de Natal, o Renantique apresentará ‘A Natividade na Música Medial & Renascentista’ com medieval carols, vilancicos de natal e canções tradicionais do natal e ainda canções & danças dos indígenas, negros e europeus na América Espanhola dos sécs. XVI-XVIII, peças que fazem parte do repertório ‘TOCANDO, CANTANDO Y BAYLANDO!’, montado neste ano de 2023.

"Estamos muito felizes com esse repertório especial de natal que montamos para essas cinco apresentações. Fizemos uma dedicada pesquisa para trazer canções que celebram esse momento tão importante e que sempre foi festejado através dos séculos, pela música, e principalmente nesses ambientes que nos permitem um contato mais próximo e caloroso do público" comentou Emmanuel.

Confira a programação do Circuito Natalino 2023:
Ato de Abertura: Exposição Natividade e Coral Sintonia, Escola de Artes Valdice Teles
14/12/2023 – 18h
Centro Cultural de Aracaju

Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino
16/12/2023 - 19h
Sementeira

Renantique
19/12 - 19h Galeria Álvaro Santos
20/12 - 19h Sementeira
21/12 - 17h Centro Cultural
22/12 - 9h Mercado Central
23/12 - 9h Mercado Augusto Franco