Prefeitura disponibiliza dispensação de medicamento controlado em 11 USFs de Aracaju

Saúde
14/12/2023 11h48

A dispensação de medicamento controlado por parte da Prefeitura de Aracaju é assegurado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 11 Unidades de Saúde da Família (USFs). O abastecimento ocorre através de uma eficiente gestão de estoque e apoio logístico de todas as redes para não desassistir os usuários que necessitam do serviço.  

Atualmente, o acesso para a dispensação de medicamento controlado é realizado nas USFs: Geraldo Magela (Orlando Dantas), Dona Sinhazinha (Grageru), Augusto César Leite (Aeroporto), Dr. José Calumby (Jardim Centenário), Anália Pina (Almirante Tamandaré), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Francisco Fonseca (18 do Forte), Cândida Alves (Santo Antônio), Elizabeth Pita (Santa Maria) e Roberto Paixão (17 de Março), bem como na unidade Niceu Dantas, que ofertará a dispensação tão logo seja reinaugurada.

De acordo com a coordenadora da Rede de Assistência Farmacêutica e Insumos (Reafi), Cristiane Trindade, em 2024 o serviço será ampliado com a inserção de mais unidades, contribuindo para o cuidado com a saúde da população. “A partir de janeiro expandiremos para outras unidades, as quais serão informadas para os aracajuanos, facilitando e ampliando o acesso aos usuários que necessitam desse tipo de medicamento”, ressalta.

O acesso aos medicamentos ocorre a partir da apresentação da receita médica de rede pública ou particular, Cartão Nacional do SUS, Cartão da Pasta da Família ou comprovante de residência, e documento de identificação com foto de quem está pegando os medicamentos. A validade da receita de medicamentos controlados é de 30 dias, a partir da data de emissão. Já os medicamentos de uso contínuo a receita é válida por três meses, e a de antibióticos, dez dias. O procedimento ocorre desta forma tanto na Unidade de Saúde da Família a que está vinculado, quanto no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Ainda segundo a coordenadora, o planejamento estratégico da Saúde de Aracaju tem como foco a garantia dos serviços e a regularidade na entrega por parte dos fornecedores contribuem significativamente para o cumprimento da programação anual do fornecimento de medicamentos. No que tange a periodicidade do abastecimento nas USFs, é seguido um cronograma de pedidos elaborado pela Coordenação do Almoxarifado Central com o objetivo de otimizar o trabalho operacional, logístico e de transporte.