Funcaju apresenta Exposição Natividade no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
15/12/2023 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com o intuito de oferecer a população histórias natalinas, oferece no Centro Cultural de Aracaju (CCA), localizado na Praça General Valadão, a Exposição Natividade. A mostra natalina segue aberta para visitação até o dia 6 de janeiro, de forma gratuita.

A exposição conta com mais de 30 folders mostrando a história da Natividade, sobre o nascimento de Jesus, que inicia no Oriente Médio, passando pela Europa e, posteriormente, chegando ao Brasil. Ela conta também com variados presépios para apreciação, de tamanhos diferentes.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a mostra desperta olhares para uma história presente no mundo. “A Exposição Natividade é mais uma ação do Circuito Natalino que a Funcaju criou esse ano. É um belo registro da história dos presépios por vários países, uma mostra que contempla os aspectos históricos e artísticos e, sobretudo, o caráter religioso contido na construção dos presépios”.

A exposição faz parte do Acervo do Centro Cultural e foi organizada pela coordenadora do CCA, Thaís Carvalho. Para a ela, a exposição demonstra o que se é comemorado na época natalina. “O Natal, além de presentes, luzes coloridas, ela possui uma simbologia profunda, sobre o nascimento de Jesus, que traz paz e amor. A exposição traz a representação de onde ele nasceu, a manjedoura; como se desenvolveu a representação no século XIII, na Europa, até se desenvolver para o resto do país”, comenta.

A Exposição Natividade está presente no Circuito Natalino, que conta com apresentações de música medieval, corais, exposições e teatro, todos com temáticas natalinas. Confira a programação:

Exposição Natividade
14/12/2023 a 06/01/2024

Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino
16/12/2023 - 19h
Sementeira

Renantique
19/12 - 19h Galeria Álvaro Santos
20/12 - 19h Sementeira
21/12 - 17h Centro Cultural
22/12 - 9h Mercado Central
23/12 - 9h Mercado Augusto Franco