Funcaju abre processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 na Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
19/12/2023 12h10

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), liberou o edital referente ao processo seletivo para o período de 2024.1. As inscrições seguem até o dia 7 de janeiro e são realizadas por formulário online, com divulgação da lista de candidatos inscritos no dia 12 de janeiro.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, “a cada semestre nós trabalhamos para o aumento de vagas da Escola Valdice Teles, como também das linguagens artísticas ofertadas na nossa grade, mas observamos que tem havido uma grande quantidade de absenteísmo, ou seja, de alunos que desistem dos cursos logo após o início das aulas. Eu quero fazer um apelo para que os interessados só se inscrevam se efetivamente tiverem interesse e condições de frequentar os cursos, para evitar prejuízos com vagas não ocupadas. Além disso, poderemos contemplar outros alunos que eventualmente ficaram fora da seleção inicial”.

Foram ofertadas 1.592 vagas para alunos iniciantes e veteranos, para as linguagens artísticas de artes cênicas (dança, teatro e circo), artes visuais (desenho, pintura e fotografia), música, literatura, audiovisual e artesanato. As oficinas possuem duração de um semestre letivo e os cursos têm duração de até dois anos, com cada candidato podendo se inscrever em até duas oficinas por período. Aos candidatos autodeclarados negros, povos originários, LGBTQIAPN+, pessoa com deficiência (PcD) e pessoas em situação de refúgio, estão reservadas 20% das vagas. É necessário apresentar o termo de autodeclaração anexado no edital no ato da inscrição.

Através do edital, o candidato pode obter informações como número de vagas por oficina, horários, faixa etária e material necessário para o curso, além de encontrar dois tipos de formulários de inscrição: para alunos novatos e outro para alunos veteranos. Ademais, os candidatos de baixa renda, inscritos no CadÚnico, desempregados e doadores de sangue ou medula óssea, com devido requerimento e comprovação no momento da inscrição, ficam isentos da taxa de 35 reais.

Nos links a seguir, é possível acessar o edital do processo seletivo, e os formulários de inscrições para novatos e também para veteranos.

O coordenador da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, Paulo Andrade, chama o público que deseja desenvolver alguma linguagem artística para se inscrever e conhecer a escola.

“Neste momento, nós somos a melhor escola de arte e cultural do município de Aracaju, estamos desenvolvendo um trabalho que está atraindo cada vez mais o nosso público, com muita satisfação, alegria e determinação. Prestando toda assistência necessária em termos de conhecimento artístico e musical”, explica.

O processo de entrevista e seleção dos candidatos acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro, e o resultado será divulgado no dia 16 de fevereiro. Após matriculado, é necessário o comparecimento de 75% nas aulas durante o período. O aluno que faltar acima de 25% nas aulas será desclassificado e não terá direito de receber certificado ao final do curso/oficina.

O edital está disponível nos perfis da Funcaju nas redes sociais - @funcaju e @evaldiceteles - e qualquer dúvida adicional pode ser sanada na sede da escola ou pelo telefone (79) 3211-6913.