Em 2023, as ações de educação ambiental foram ampliadas pela gestão municipal

Serviços Urbanos
19/12/2023 16h50



A degradação do meio ambiente está relacionada a constantes ações humanas e entre elas está o descarte e tratamento incorreto do lixo. Nesse sentido, para propiciar junto à população a construção de um pensamento coletivo sobre a importância de boas práticas ambientais, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ampliou, ao longo de 2023, as atividades desenvolvidas pela equipe de educação ambiental.


Unindo diálogo e informação, o trabalho instrutivo chegou a 44 bairros, no período de janeiro a 15 de dezembro, seguindo critérios que permitem o direcionamento técnico para atender as necessidades identificadas em cada localidade, entre elas a eliminação dos pontos de descarte irregular mapeados pela Emsurb, como explicou o presidente da empresa, Bruno Moraes.


“A educação ambiental é um tipo de atividade estratégica que complementa nossos serviços de limpeza pública. Entretanto, alguns critérios são importantes na elaboração do cronograma da equipe, a exemplo da escolha de locais com um número maior de incidências envolvendo o despejo inadequado em terrenos abandonados e, inclusive, em canais, bem como a construção de ecopontos e as unidades em funcionamento”, pontuou ao esclarecer que algumas áreas são atendidas mais de uma vez.


Este ano, para incentivar e esclarecer a respeito da segregação adequada dos resíduos que podem ser reaproveitados por meio da reciclagem, a Emsurb reforçou, também, a mensagem da sustentabilidade entre os lojistas da região central da cidade.


“O nosso intuito é promover a mudança de comportamento em diferentes esferas. Por isso, no segundo semestre, além dos esclarecimentos feitos porta a porta nas comunidades, estendemos para o Centro, que nesta época torna-se uma localidade  grande geradora em volume de lixo. Na oportunidade, os comerciantes foram informados sobre o manejo de embalagens e outros itens que já são recolhidos na coleta seletiva por cooperativas de reciclagem parceiras, as quais serão expandidas em 2024, dentro dos projetos do Planejamento Estratégico da Prefeitura”, esclareceu o supervisor de resíduos sólidos, Pedro Moraes.


Seguindo o mesmo propósito, a Emsurb esteve presente, ainda, em locais com grande circulação de pessoas, a exemplo das orlas da capital, de praças e calçadões com uma abordagem diferenciada, conforme explicou o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia.


“Pelo menos duas vezes por mês alternamos as ações nos bairros com as blitzes educativas, onde condensamos as informações que são transmitidas de maneira breve. Além disso, localidades que possuem a presença dos Pontos de Entrega Voluntário (PEV) receberam nossa atenção por conta do alto índice de descarte irregular e nos fins de semana ampliamos o atendimento para as áreas de praias para levar a mensagem da conservação desse espaço público e da conscientização ambiental”, ressaltou.


Capacitação


Para 2024, além do estímulo à coleta seletiva, outra estratégia a ser implementada pela empresa municipal está relacionada ao desenvolvimento da ação educativa em escolas e, principalmente, o reforço da conscientização ambiental em parques e na faixa litorânea.


“Por esta razão, para estabelecermos mudanças na maneira de atuação dos educadores, recentemente fizemos atividades de capacitação com todos os jovens que integram o projeto para que durante as abordagens sejam evidenciados não somente a programação da coleta domiciliar, mas sobretudo a forma correta de dispensação dos resíduos sólidos e recicláveis sem prejuízos ao meio ambiente através de outras alternativas, a exemplo do Cata Treco e da coleta seletiva”, destacou Lauro Maia.