Ouvidoria da Saúde de Aracaju realizou mais de 4 mil atendimentos, em 2023

Saúde
22/12/2023 11h49

Ao longo deste ano de 2023, a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) registrou 4.300 atendimentos à população. Destes, mais de dois mil foram solicitação de serviço, enquanto os demais se trataram de sugestões, denúncias ou reclamações.

A coordenadora da Ouvidoria da SMS, Daisy Santana Teles, destaca a importância do setor enquanto espaço institucional de participação popular e de exercício da cidadania, com o objetivo de ouvir e responder as manifestações dos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Somos um canal de comunicação que atua para atender a população, auxiliando na comunicação com os usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde. Além disso, a Ouvidoria também é um instrumento de gestão, porque gera relatórios mensais para subsidiar em tomadas de decisões e na formulação de políticas de saúde”, explica Daisy.

Contatos
A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo telefone 0800 729 3534, opção 2; ou pelo telefone fixo 3711-5011 e através do e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br; ou ainda pelo site da Prefeitura de Aracaju.

“As manifestações podem ser identificadas quando o usuário informa um meio de contato (e-mail, telefone e endereço), ou podem ser anônimas, quando o manifestante não deseja informar os dados pessoais. O prazo oficial para que o setor retorne as ligações da Ouvidoria é de um mês, porém o período que leva para a obtenção das respostas varia entre 8 e 12 dias”, ressalta a coordenadora.

Há ainda o atendimento presencial na sede da SMS, na Rua Nely Correia de Andrade, 50, bairro Coroa do Meio - próximo ao Shopping Riomar.

Reconhecimento
A usuária Yarmila Brabec Barreto acionou a Ouvidoria da Saúde para fazer uma manifestação.

“É a segunda vez que venho aqui [na Ouvidoria] pessoalmente, já fiz reclamações e solicitações pelo 0800 e fiquei satisfeita com as devolutivas das minhas demandas. Incentivo as pessoas a utilizarem este canal. Os atendentes são capacitados e tratam a todos com respeito. Enfim, o trabalho da Ouvidoria da Saúde de Aracaju está de parabéns”, enfatiza Yarmila.