Urbanização da praça Antônio Newton Menezes Porto levará mais lazer a moradores do Jabotiana

Obras e Urbanização
26/12/2023 17h21

Uma grande área verde que não atendia aos anseios da população era uma realidade vivida no espaço onde hoje está sendo construída a nova praça Antônio Newton Menezes Porto, no bairro Jabotiana. Com a urbanização executada em ritmo acelerado, já é possível vislumbrar não só as mudanças no local, mas também na vida dos moradores ao redor.

Erguida pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a praça proporcionará àquela comunidade passeios, bancos e mesas em concreto, parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, academias de ginástica ao ar-livre, paisagismo, pergolado, ampla área verde, iluminação em LED, acessibilidade e estacionamento.

O espaço de convivência contará  ainda com equipamentos que atendem à demanda de quem vive naquela região, como espaço pet, adequado para exercícios e brincadeiras para animais domésticos; e uma área para food trucks, atividade econômica bastante presente na localidade.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, fala sobre a importância do trabalho de urbanização das praças da capital.

“A Prefeitura tem desenvolvido um serviço muito relevante para toda a comunidade aracajuana que é a construção ou reforma frequente de praças. Já são mais de 50 construídas ou revitalizadas em toda a cidade, o que demonstra a preocupação em fornecer qualidade de vida e lazer gratuito para a população. Essa praça do bairro Jabotiana será uma das maiores da cidade, com uma área de mais de 17 mil m², bastante arborizada, e que vai embelezar e servir bem àquela comunidade, a quem ouvimos durante a concepção do projeto”, explica.

No momento, a obra permanece na fase de implantação de passeios em concreto e canteiros. Além disso, é realizada a construção do posto policial e iniciada a instalação dos brinquedos do parque infantil.

Para urbanizar o espaço de convivência, a Prefeitura investe R$ 2.599.894,15, recurso financiado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que viabiliza investimentos na ordem de R$ 300 milhões na capital.