Réveillon 2024: Saúde de Aracaju atuará com Posto Médico e equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica

Saúde
30/12/2023 08h30

Para assegurar assistência em saúde ao público que estará presente no Réveillon 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju nos dias 30 e 31 de dezembro, na Orla da Atalaia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atuará por meio do Posto Médico e equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

Durante os dois dias de evento, o posto funcionará das 19h às 5h, e está localizado próximo ao palco, com suporte de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A estrutura conta com 10 leitos, sendo dois de estabilização, além de seis poltronas para medicação rápida. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva estão na retaguarda para qualquer eventualidade.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a atuação conjunta é primordial para a segurança do público e sucesso da festa.

“Será mais um evento de paz e tranquilidade realizado pela Prefeitura, mas, caso haja necessidade, estaremos prontos para oferecer esse suporte. Quero desejar a todos uma ótima comemoração e que tenhamos mais um Réveillon de sucesso”, destaca.

Vigilância Sanitária
Também fará parte das ações da SMS a segurança sanitária de alimentos e bebidas comercializados durante os dias de evento. Através das equipes da Rede de Vigilância Sanitária da SMS (Revisa), os vendedores ambulantes serão visitados para que os produtos sejam inspecionados.

A manipulação correta dos alimentos com o uso dos equipamentos de proteção individual também será fiscalizada, bem como a verificação do certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos.

Prevenção
Entre os dias 27 e este sábado, 30 de dezembro, as equipes da Vigilância Epidemiológica fizeram a distribuição de preservativos e insumos em bares e restaurantes em toda a extensão da Orla da Atalaia, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos de infecções sexualmente transmissíveis, além de orientar sobre Prevenção Combinada.