Prefeitura realiza Blitz da Prevenção na Orla da Atalaia

Saúde
27/12/2023 15h46

Acompanhando o fluxo das férias e do verão que levam as pessoas a aproveitarem as praias da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fará entre os dias 27 e 30, a Blitz da Prevenção nas praias, com distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e auto-teste de HIV/Aids, integrando, ainda, a programação do Réveillon 2024.

Na ocasião, os personagens Camisildo e Camisilda estarão percorrendo os bares da Orla de Atalaia, a partir das 17h, distribuindo os preservativos e dialogando com moradores e turistas sobre as formas de prevenção, o cuidado e a atenção durante as festas de final de ano.

Segundo a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da SMS, Débora Oliveira, o momento serve também para informar à população sobre o fluxo de atendimento do serviço.

“Na abordagem aos aracajuanos e turistas, é fundamental informar que a disponibilização dos preservativos acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros especializados. Além disso, os testes rápidos de sífilis, Hepatite B e C, e HIV/Aids, também fazem parte dos serviços ofertados nas USFs e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Cemar/Siqueira Campos. Precisamos cada vez mais destacar que a prevenção é o melhor caminho para o diagnóstico precoce, o tratamento e a cura das Infecções Sexualmente Transmissíveis”, destaca Débora.

Ainda segundo a coordenadora, se passar por alguma situação de risco por exposição a material biológico (consentida ou violência sexual) existe a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um serviço de urgência em que o usuário tem até 72h para iniciar a profilaxia e são disponibilizados medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o vírus HIV, em situações de exposição e risco como violência sexual, relação sexual desprotegida. O serviço está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento 24h, realizada por 28 dias após a exposição desprotegida