Réveillon 2024: Emsurb inicia entrega de credenciais de identificação aos ambulantes

Serviços Urbanos
28/12/2023 16h39

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta quinta-feira, 28, mais uma etapa que integra os preparativos para as festividades do Réveillon 2024, que acontecem na Orla da Atalaia nos dias 30 e 31 de dezembro. Deste modo, os 331 contemplados para ocupar os pontos de vendas disponibilizados já podem efetuar a retirada das credenciais de identificação.

Essa foi uma das primeiras atividades do dia do comerciante Adriel Oliveira de Brito. Logo cedo, ele se dirigiu à sede da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), localizada no Centro de Cultura e Artes J. Inácio na Av. Santos Dumont, para obter o documento. Trabalhando no ramo de eventos há anos, ele já está na contagem regressiva para o início dos shows a partir deste sábado. 

“Este ano, estou com as melhores expectativas com os dois dias de festa e inclusive já fiz a compra de todos os ingredientes necessários para preparar os melhores drinks. Amanhã chegarei cedo para iniciar a montagem da minha barraca e deixar tudo organizado como deve ser”, destacou o vendedor. 

“Estou super animada e feliz para o começo da festa. É a minha primeira vez trabalhando com a venda de espetinhos em um evento desse porte, como o Réveillon. Por isso, adiantei a compra das mercadorias e também garanti logo o crachá pra ficar tranquila e focar apenas nas vendas,” disse Patrícia dos Santos que está confiante no incremento extra na renda nesse final de ano.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, informou alguns critérios que devem ser seguidos para a entrega do item de identificação, a exemplo da apresentação do certificado válido do curso de Manipulação de Alimentos para aqueles sorteados nos segmentos que manuseiam itens comestíveis. 

“É importante ressaltar que os vendedores autorizados devem ficar atentos aos prazos estabelecidos em edital. Os crachás ficarão à disposição dos contemplados até amanhã, 29, às 17h, na sede da DIROPA. Por esta razão, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto para a retirada do item. Todos devem se atentar para que não haja a necessidade de substituição pelos suplentes também sorteados anteriormente”, detalhou Bruno ao acrescentar que, caso algum comerciante não receba o crachá, poderá retirar no ponto de apoio da Emsurb montado na área da festa, em frente ao estacionamento da Cinelândia.

Montagem das estruturas

Como parte do ordenamento do comércio ambulante, a empresa municipal realizou, também na manhã de hoje, a demarcação dos espaços onde serão alocados os  vendedores autorizados a comercializar durante os dois dias de festa. Os pontos fixos foram distribuídos de modo que a montagem das estruturas não prejudiquem a circulação do público, bem como a visibilidade do palco.

Conforme explicou o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, os sorteados já munidos da credencial poderão montar seus equipamentos a partir desta sexta-feira pela manhã nos espaços delimitados. “Nossas equipes estarão na região da festa orientando os vendedores a respeito da montagem das estruturas e auxiliando na identificação dos locais previamente demarcados. Além disso, nos dias 30 e 31, contaremos com 32 fiscais distribuídos em três turnos que irão observar a ocupação dos espaços públicos. A intenção é proporcionar o máximo de conforto tanto para quem vai comercializar, quanto para quem vai prestigiar essa festa tradicional em nossa cidade”, concluiu José Olino.