Prefeitura empossa novos gestores escolares para biênio 2024-2025

Educação
28/12/2023 23h47

A noite desta quinta-feira, 28, foi especial para a rede municipal de ensino: 212 gestores escolares foram empossados durante solenidade realizada no Iate Clube. Realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a cerimônia foi responsável pela oficialização das novas equipes diretivas das 79 escolas municipais, que são formadas por diretores, coordenadores pedagógicos e administrativos. 

O momento, que reuniu autoridades municipais e representantes dos gestores no dispositivo, além do grande público presente, formado por todos os gestores eleitos, marcou o início das gestões para o biênio 2024-2025. Todos os profissionais da educação foram eleitos através da Gestão Democrática, que é uma Lei Complementar n° 166, de 5 de Julho de 2018 e estabelece pré-requisitos importantes para o bom desempenho dos eleitos, como a obrigatoriedade da certificação no curso de gestão escolar e um conhecimento efetivo da comunidade em que a escola está inserida. 

Com a votação realizada no último dia 14, nas dependências das unidades e registrando uma alta participação de todo o público escolar, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, declarou que a cidade de Aracaju está em festa. Para ele, a posse dos gestores representa a celebração do “clímax e o auge de um processo democrático”. “Hoje esses gestores estão tomando posse, que é a espinha dorsal do princípio da gestão democrática nas escolas. A educação é feita de gente para gente e essas pessoas precisam se sentir parte do processo decisório e parte do processo de implementação das políticas públicas. Nesse sentido, Aracaju dá uma aula, porque hoje estão tomando posse 212 novos gestores que farão um trabalho de gestão na escola nos próximos dois anos. Nós temos metas ousadas para a educação do município de Aracaju, e saber que nós podemos contar com esse grupo de pessoas abnegadas que estão entregando o seu tempo em prol do desenvolvimento da educação do nosso município é muito gratificante e importante”, afirma.

Segundo o secretário, a atuação dos gestores será mais uma garantia de que educação pública municipal de Aracaju oferta, cada vez mais, um ensino de qualidade e, além disso, “com muito afeto, acolhimento e humanidade” para a população que integra a rede. “Tudo isso é para que a gente possa entregar para cada aracajuano, que confia a educação dos seus filhos, o melhor ensino de qualidade. Nós estamos dando posse a um conjunto de pessoas que vão dar vida às escolas, liderando processos que envolvem pessoas que estão ali para trabalhar, para estudar e que formam uma comunidade escolar que tem propósito e funções na nossa sociedade. São pessoas que irão elevar a comunidade escolar a patamares superiores de gestão, de comprometimento didático e pedagógico, patamares superiores de formação dos nossos alunos para que a gente qualifique cada vez mais o exercício da cidadania no nosso município”, complementa o secretário.

Também presente no evento, o diretor do Departamento de Educação Básica do município (DEB), Evilson Nunes, destacou que o fim de um ciclo e o início de outro marca o ponto de partida para a qualificação da educação municipal. 
 
“É o encerramento de uma gestão que transformou a rede municipal de ensino e o início de uma nova, num ciclo de dois anos de gestores que passaram por um processo de formação, em seguida apresentaram seus planos de gestão e passaram pelo crivo da comunidade escolar. São gestões que estão cada vez mais comprometidas com o pedagógico e com o desempenho dos nossos estudantes. Então, é um marco para a rede municipal de ensino, que potencializa o processo de qualificação educativa, em que os alunos passarão a contar com um grupo de gestores muito qualificados, que pensam cada vez mais na aprendizagem de cada um dos alunos. Portanto, é um momento de muita alegria em que a rede celebra os novos gestores e agradece aqueles que deixaram a gestão das escolas, pois estamos muito felizes com todo o novo caminho que a rede municipal seguirá”, diz.

Diretores

Antônio Clécio da Mota, novo diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, avalia o processo para eleição dos gestores como muito importante, visto que possibilita a credibilidade de serem escolhidos pela comunidade escolar e destaca os desafios do cargo. “Tudo isso foi de suma importância para o desenvolvimento do trabalho dentro da escola. Os desafios são grandes, porque a gente entende que a educação é o que realmente pode transformar e a gente vem num processo de que realmente o aluno consiga ser alfabetizado e consiga uma aprendizagem significativa. Acho que esse é o nosso maior desafio, que é fazer com que as crianças sejam estimuladas e percebam que a educação é uma possibilidade de mudança de futuro. Espero conseguir, pois a noite de hoje marca a felicidade e a comemoração de sermos eleitos e voltar para comunidade com muito entusiasmo para que a gente consiga os nossos objetivos”, fala.

Com expectativas altas, a nova diretora da Emef José Antônio da Costa Melo, Vanusa Silva, promete contribuir com a educação de Aracaju e, principalmente, com a da comunidade em torno da escola. “Com a gestão democrática, percebemos como é importante que o gestor realmente conheça e entenda o processo de gerir uma unidade escolar. A formação continuada abriu os horizontes e nos ensinou muito, porque, com isso, você precisa perceber e entender não só a parte burocrática e administrativa, mas todas as nuances e complexidades. Espero estar melhorando cada vez mais a educação solicitada e declaro que estou feliz e muito grata com a oportunidade”, expressa.

Reeleita, a diretora da Emef Jornalista João Oliva Alves, Elaine Mary, descreveu o momento como “lindo e democrático”, em que a participação da comunidade escolar pôde validar e aprovar o trabalho da sua gestão. “As famílias aprovaram um trabalho que a gente já desenvolveu durante todo esse ano na escola e elegeram a nossa chapa para passar mais dois anos. Por mais que eu já conheça toda a logística, ainda há altas expectativas, em que a gente sempre busca melhorar a qualidade. Hoje eu estou com um sentimento de conquista, porque a gente se dedicou muito. Foi um ano inteiro de trabalho e ver que as famílias chegaram junto para votar e aprovar nosso trabalho é uma prova de que todo o esforço valeu a pena. Então, que agora a gente possa desfrutar e juntar energias para passar mais esses dois anos fazendo o melhor pela comunidade que nos acolheu”, atesta a diretora.