A Prefeitura de Aracaju detalhou, na manhã desta sexta-feira, 29, o plano operacional para a realização do Réveillon 2024, que acontece de maneira inédita este ano, com dois dias de shows, nos palcos montados nas praias da Orla da Atalaia. A programação dos dias 30 e 31 traz apresentações musicais e artísticas da DJ Lôra, Samba de Salto, Mestrinho e Mariana Aydar, Timbalada e Luan Estilizado no sábado. Já na noite da virada, a festa ficará por conta do DJ Marraia, Psirico, Jão, Samuel Rosa e Nona. O show pirotécnico, à meia-noite do dia 31, com a tradicional queima de fogos, também está garantido.
De maneira a assegurar uma noite confortável, divertida e segura para todos os aracajuanos e turistas presentes nos dois dias do evento, a Prefeitura disponibiliza toda a estrutura e serviços necessários, a partir de diversos órgãos, como as Secretarias Municipais da Defesa Civil e da Cidadania (Semdec), da Saúde (SMS), da Assistência Social (Semfaz), da Comunicação (Secom), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT),Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e também atuará de maneira integrada com outras frentes de segurança do Governo do Estado, como Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUC).
Todo o planejamento foi detalhado em coletiva com a imprensa, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju José Aloísio Campos, com a presença dos gestores municipais, bem como com a participação do analista responsável pelo Sistema de Administração Penitenciário, agente de Polícia Penal, Daves Santos Vieira; da coronel Maria Souza, representante do Corpo de Bombeiros; e da coordenadora operacional da Polícia Civil na capital, delegada Nalile Bispo de Castro.
De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a operação começou a ser pensada e executada cerca de três meses antes da realização do evento. “Estamos trabalhando esse plano integrado com o Estado e a Prefeitura há mais de três meses, fazendo reuniões para apresentá-lo completo. Na parte de segurança pública, nós trabalharemos integradamente com a Guarda Municipal e Polícia Militar, tanto na parte ostensiva e também de prevenção, como também na parte de tecnologia com reconhecimento facial”, destaca o secretário.
Guarda Municipal e Defesa Civil
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuará com o patrulhamento preventivo e ostensivo no perímetro interno do evento, com um efetivo composto por 300 guardas por dia, além do reforço do patrulhamento na avenida Santos Dumont e nos terminais de integração da capital, com especial atenção ao Terminal da Atalaia. Serão empregados recursos tecnológicos, com seis câmeras de reconhecimento facial, reforço de monitoramento com drone, e a base móvel de videomonitoramento, que ampliará a capacidade de monitoramento no local da festa, otimizando a ação das equipes de segurança.
Para reforço das ações, serão contratados seguranças desarmados e 80 bombeiros civis, que prestarão apoio no atendimento ao público. Já a estrutura da festa do Réveillon será composta por dois palcos, camarote, camarote da acessibilidade, postos de comando, área de queima de fogos, banheiros químicos e posto médico.
“A Guarda Municipal, historicamente, já faz a segurança deste local lá da parte da arena, na areia da praia, e não temos registros de grandes ocorrências, portanto, é um evento muito tranquilo. Muitas famílias vão e poderão curtir o evento com segurança. A Guarda Municipal vai reforçar as ações ainda mais esse ano. Os agentes vão estar distribuídos em patrulhas, e vamos estar também com a identificação facial, através da nossa base móvel de monitoramento, que vai ser posicionada na parte da areia”, destaca o subinspetor 2ª classe da GMA, Fernando Mendonça.
Trânsito
Para facilitar o acesso das pessoas ao evento, todo o esquema de trânsito já está montado. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) organizou uma operação ainda maior para o trânsito na Orla da Atalaia e imediações, para garantir a mobilidade urbana nos dois dias de festa.
“Essa será uma operação tradicional, que já vem sendo executada em outros eventos de réveillon, mas será aperfeiçoada esse ano. A partir das 10h do dia 30 (sábado) já será feito o bloqueio da avenida Santos Dumont, no sentido Norte (praias/centro), da rotatória do antigo Hotel Parque dos Coqueiros, até o posto do Corpo de Bombeiros, no início da Passarela do Caranguejo. Ou seja, a pista da praia vai ser isolada para que os vendedores ambulantes possam, durante o dia, preparar tudo para a festa à noite”, explica o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
A circulação de veículos será liberada apenas no início da manhã de segunda-feira, 1º de janeiro de 2024. O trânsito será desviado pela rua Clóvis Rollemberg. O bloqueio da Santos Dumont, no sentido Sul (Centro/praias), acontece das 16h às 5h, em parte da Passarela do Caranguejo. Os veículos serão desviados pela rua François Hoald, na Atalaia.
No domingo, 31, o sentido Norte (praias/Centro) permanece bloqueado e o sentido Sul (Centro/praias) será interditado, a partir das 15h, nas imediações do Corpo de Bombeiros. Não será permitido estacionar na via. Agentes da SMTT farão uma varredura no trecho, solicitando aos condutores a retirada dos veículos que estiverem estacionados, inclusive, em frente aos hotéis. Às 18h haverá um bloqueio no trânsito logo após o retorno do Hotel Sesc, no sentido Sul (Centro/praias). Os veículos não poderão seguir pela avenida Santos Dumont, sendo desviados pela rua Doutor Milton Dantas Mendonça.
Além dos bloqueios na avenida Santos Dumont, a partir das 18h, também haverá interdição no trânsito na avenida Rotary, próximo ao Terminal da Atalaia. Os condutores que transitam pela avenida Beira Mar não poderão acessar a avenida Rotary, podendo seguir pela rua Arício Guimarães Fortes, ou usar a rotatória e acessar a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Goes.
Os veículos que estiverem na Atalaia, nas ruas Jornalista Paulo Costa e Niceu Dantas, poderão convergir à esquerda na avenida Rotary para acessar à Beira Mar, ou cruzar a avenida e seguir pelas ruas Aloísio Campos e Coronel José F. de Albuquerque.
Por dia, serão 40 agentes de trânsito atuando nos pontos de bloqueio e em outros estratégicos, além de doze agentes com motos que estarão percorrendo e monitorando a região.
No dia 30, os pontos de táxi serão montados na avenida Santos Dumont, entre as ruas Lions Club e François Hoald, e também na avenida Rotary. Já no dia 31, o ponto de táxi ficará situado na avenida Rotary, próximo da Orla.
A SMTT organizou uma operação de transporte coletivo para o Réveillon 2024. O terminal de integração Zona Sul (Atalaia) ficará aberto nos dois dias de festa. Além do reforço da frota, haverá linhas especiais que entrarão em operação a partir das 2h, com destino às diversas localidades de Aracaju e região metropolitana. Serão colocadas 15 linhas especiais para melhor atender a população.
- Bugio / Siqueira Campos / Atalaia via av. Beira Mar
- Augusto Franco / Inácio Barbosa / Jabotiana / Atalaia via av. Beira Mar
- Eduardo Gomes / Atalaia via av. Beira Mar
- Mosqueiro / Atalaia via av. Melício Machado
- Aquarius / 17 de Março / Atalaia via av. Senador Júlio César Leite
- Fernando Collor / Atalaia via av. Beira Mar
- Marcos Freire I e III e Albano Franco / Atalaia via av. Beira Mar
- Bugio / Santos Dumont / Atalaia via av. Beira Mar
- Sanatório / Atalaia via av. Beira Mar
- Coroa do Meio / Jardins / Médici / rua Alagoas / Atalaia via rua Aloísio Campos
- Parque dos Faróis / Atalaia via av. Beira Mar
- Conj. Jardim / Atalaia via av. Beira Mar
- Santa Maria / Orlando Dantas / Atalaia via av. Beira Mar
- Marcos Freire II / Piabeta / João Alves / Atalaia via av. Beira Mar
- Atalaia Nova / Barra dos Coqueiros / Atalaia via av. Beira Mar
Os demais terminais de integração funcionarão normalmente, até 00h, reiniciando a operação às 4h.
Limpeza
Para garantir a festa em uma cidade limpa e bem cuidada, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio da Diretoria Operacional (DIROP), já realizou serviços de capinação, pinturas de meio fio, roçagem manual e mecanizada nos entornos da festa, nos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Aruana.
Durante o evento, uma equipe com 22 fiscais atuará na fiscalização e ordenamento de todo comércio, dividida em dois turnos. Será proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro. Haverá também dois caminhões-pipa para lavar os banheiros químicos. Após a festa, a limpeza será garantida por 27 equipes de limpeza compostas por 297 agentes, que farão o recolhimento e acondicionamento do lixo, bem como o descarte de resíduos.
Para melhor atender ao público nos dois dias de evento, a Diretoria de Orlas e Parques (DIROPA) já organizou 331 vagas para o comércio ambulante. Durante o evento, haverá a atuação de uma equipe com 22 fiscais na fiscalização e ordenamento de todo comércio, dividida em dois turnos.
“A Emsurb já vem atuando para o planejamento desde os últimos 15 dias, com um grande mutirão na Orla, em todo o processo de limpeza e preparação dos espaços públicos, com os nossos editais e sorteio dos ambulantes, e agora com a entrega dos crachá e alocação de todos eles no seu devido espaço, para que a festa fique organizada, com as devidas informações que as coisas aconteçam dentro de tudo aquilo que foi planejado. A limpeza da praia sempre é pensada em primeiro lugar, porque a gente sabe que no dia seguinte toda estrutura de praia, calçadão e avenida tem que estar preparada para o nosso turismo”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
Saúde
O grande público que prestigiará a virada do ano novo na Orla da Atalaia poderá contar com os serviços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que atuará por meio da Vigilância Sanitária Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Posto Médico.
“A gente espera que seja um evento muito tranquilo, como todos os anos. Na virada do ano passado para esse, tivemos menos de 80 pessoas atendidas. Então, a gente espera que seja da mesma forma, apesar de serem dois dias. Estaremos lá com várias ações de prevenção, Vigilância Sanitária, para a fiscalização da dispensação de alimentos e bebidas, da venda dessas bebidas em acordo com a legislação da Anvisa, e teremos o nosso Posto Médico, para receber pacientes mais complexos”, aponta a secretária de Saúde, Waneska Barbosa.
O Posto Médico do Réveillon 2024 oferecerá atendimento com acolhimento, no qual o paciente será atendido de acordo com o perfil do seu quadro clínico. Serão ofertados serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, os pacientes serão estabilizados e regulados aos hospitais municipais que servirão como retaguarda.
A estrutura física contará com 10 leitos, sendo dois de estabilização e seis poltronas para medicação rápida. O serviço estará em funcionamento nos dias 30 e 31 de dezembro, das 19h às 5h, e a equipe de trabalho contará com 30 profissionais por noite, contando com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que disponibilizará duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico.
A Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) fiscalizará e promoverá a segurança dos alimentos que serão ofertados nos dois dias do evento, salvaguardando os aspectos sanitários e a saúde da população que ali estiver contemplando a festa. Serão inspecionados os alimentos, bebidas, gelos, e também a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, serão verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulam os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual, tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos. A fiscalização acontecerá nos dois dias do evento, das 14h às 20h, com uma equipe de dois gestores, três fiscais de vigilância sanitária e um motorista.
A Vigilância Epidemiológica fez a distribuição de preservativos e insumos e a orientação sobre Prevenção Combinada no dia 27 de dezembro, e fará também no dia 30, das 17h às 21h.
Assistência Social
A Secretaria Municipal da Assistência Social atuará no Réveillon 2024 pela garantia de direitos da população com cerca de 20 profissionais por dia, entre equipe de apoio no Camarote da Acessibilidade, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Serviço Especializado de Abordagem Social, no âmbito da Proteção Social Especial (PSE), e Conselho Tutelar.
“A Abordagem Social vai dar todo o suporte às pessoas vítimas de violências, de negligência, crianças em situação de trabalho infantil, entre outras situações. Nós também vamos atuar com profissionais no Camarote da Acessibilidade, que avançou 150m esse ano, para atender as necessidades das pessoas com deficiência. Eles vão estar a 50m palco oficial”, disse Simone Santana.
Nesta edição, o Camarote da Acessibilidade ganha um novo local. Como forma de garantir que as pessoas com deficiência estejam de fato incluídas na festa, a estrutura foi montada na areia da praia, a 50 metros dos palcos principais. Para ofertar maior conforto, profissionais da Assistência Social estarão orientando e dando suporte às pessoas com deficiência a partir da passarela.
O espaço exclusivo é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com capacidade para 80 pessoas, entre 40 PcDs e 40 acompanhantes. Para acessar, basta se dirigir ao local e apresentar documento que comprove a deficiência. O camarote contará com o apoio de técnicos da Assistência Social e de conselheiros do CMDPcD.
O Serviço Especializado de Abordagem Social funcionará com cinco profissionais técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) por dia, que atuarão na identificação de possíveis violações de direitos e realizando os encaminhamentos para a rede de proteção, bem como no atendimento de demandas espontâneas em um Stand instalado no evento e encaminhadas através de órgãos de segurança, tais como situação de trabalho infantil, crianças e adolescentes desacompanhados ou violências contra grupos vulneráveis.
O Conselho Tutelar participará do Réveillon 2024 com seis conselheiros por dia, atuando na identificação, notificação e aplicação de medidas em casos de violências contra crianças e adolescentes.