Réveillon 2024: Prefeitura fiscaliza ambulantes e estabelecimentos de alimentos e bebidas

Saúde
30/12/2023 20h04

Integrando a programação do Réveillon 2024, que acontece nos dias 30 e 31 na Orla de Atalaia, a Prefeitura de Aracaju, por meio da equipe da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou na tarde deste sábado, 30, a inspeção de alimentos, bebidas e gelos a serem comercializados durante os dois dias de festa.

Os fiscais desempenham um trabalho de fiscalização dos produtos para prevenir possíveis riscos à saúde da população e turistas, além de garantir a segurança alimentar, orientando e inspecionando vendedores ambulantes e estabelecimentos.

De acordo com o fiscal, Augusto Mendonça, o trabalho de fiscalização se debruça em vistoriar o condicionamento dos alimentos, bebidas e gelos, de modo a direcionar a adequação, quando necessário, por parte dos comerciantes.

"O objetivo da fiscalização da Vigilância Sanitária é vistoriar a forma como se encontra os produtos, a exemplo de espetinhos, pizzas, cachorros-quentes, bem como a higienização desses alimentos e isso inclui as bebidas e o acondicionamento dos gelos. Além disso, os ambulantes precisam estar com o certificado do curso de Capacitação de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, que atestam e permitem que o indivíduo atue nesse tipo de comercialização", ressalta.
 
Para garantir o cumprimento das normas sanitárias, os fiscais verificam e indicam as adequações necessárias para a regulação do estabelecimento, evitando prejuízos ao bem estar de quem vai curtir a festa, ao tempo em que a boa conduta dos comerciantes evita a necessidade de medidas mais rígidas, como o fechamento do estabelecimento.

Assim fez a vendedora de empada, pastel e outros lanches, Ana Patrícia. Com o certificado de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos em mãos, ela recebeu o fiscal para inspeção dos alimentos. Segundo Ana, a presença da fiscalização ajuda o seu trabalho.

"Estar aqui é bom demais porque significa um dinheirinho extra entrando pra dentro de casa e com o curso a gente aprende muita coisa, porque o que já sei fica melhor ainda. A higienização e o manuseio dos alimentos é algo muito sério e aqui na minha barraca os pastéis são feitos na hora pra não ter erro", cita.

As irmãs Eleni Torres e Maria Elaine Torres estão com um estabelecimento de cachorro-quente durante os festejos de final de ano.

"Eu trabalho com isso há trinta anos e o cuidado nunca é demais, porque eu acredito que nenhum trabalhador quer ver o turista passar mal porque comeu algo passado do prazo de validade. A fiscalização aqui é importante por isso. Infelizmente nem todas as pessoas têm essa responsabilidade. Na verdade, essas pessoas sabem que tem que ter curso e às vezes não fazem, então os fiscais aqui dão mais segurança pra quem veio aproveitar a festa", comenta.

Serviços da Saúde disponíveis
Nos dois dias de festa, 30 e 31, a Saúde de Aracaju continuará atuando com os fiscais da vigilância e iniciará o trabalho de prevenção e o suporte médico aos foliões que estiverem na festa. Desde o dia 27 até o presente momento, a Vigilância Epidemiológica distribui preservativos internos e externos, além de gel lubrificante. O intuito é intensificar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e reforçar os métodos de prevenção.

Já o Posto Médico terá cerca de 24 profissionais. O espaço conta com dez leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas para medicação rápida e suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). O suporte médico funcionará nos dois dias de festa, das 19h às 5h, com equipes compostas por gestores, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio à disposição para acolher aqueles que necessitarem de atendimento. A SMS conta também com a retaguarda dos hospitais municipais prontas para atendimento, em caso de necessidade.