A Cidade em Ação: podcast apresenta cobertura especial sobre o Réveillon 2024

Comunicação Social
03/01/2024 13h00

Nesta quarta-feira, 3, em edição especial, o podcast “A Cidade em Ação” detalha sobre a festa de Réveillon 2024, promovida pela Prefeitura de Aracaju que aconteceu nos dias 30 e 31 de dezembro de 2023, nas areias da praia da Atalaia. Cerca de 150 mil pessoas, dentre sergipanos e turistas, celebraram a chegada do ano novo ao som de 10 atrações em mais de 14 horas de shows de artistas locais e nacionais, além da tradicional queima de fogos.

Foi montada uma grande estrutura com dois palcos para que não houvesse a interrupção dos shows. No sábado, 30, se apresentaram DJ Lôra, Samba de Salto, Mestrinho e Mariana Aydar, Timbalada e Luan Estilizado. Já no domingo, 31, foi a vez de DJ Marraia, Psirico, Jão, Samuel Rosa e Nona.

Logística

Para que o Réveillon de Aracaju pudesse ser realizado com tranquilidade e segurança, um grande plano operacional foi traçado pela Prefeitura, com o envolvimento de diversos órgãos municipais e com o apoio de órgãos estaduais.

Além da atuação conjunta da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e das Polícias Civil, Penal e Militar, assim como o Corpo de Bombeiros e o reforço da segurança desarmada, o evento contou com um esquema de segurança que incluiu recursos tecnológicos, como câmeras de reconhecimento facial, monitoramento por drone e o ônibus de videomonitoramento.

A equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) montou um grande planejamento para manter o local limpo e organizado antes, durante e depois do evento. Cerca de 300 agentes recolheram 54 toneladas de resíduos após a festa de Réveillon.

Para facilitar o acesso das pessoas ao evento e garantir a mobilidade urbana nos dois dias de festa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou uma operação ainda maior para o trânsito na Orla da Atalaia e imediações.

Ao público do evento, a Prefeitura dispôs ainda dos serviços das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e do Posto Médico, que garantiu o devido atendimento, ofertando serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, estabilizando e regulando para os hospitais municipais que serviram como retaguarda. Foram registrados o total de 105 atendimentos nos dois dias da festa.

Por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura atuou pela garantia de direitos da população com cerca de 20 profissionais por dia, entre equipe de apoio no Camarote da Acessibilidade, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Serviço Especializado de Abordagem Social, no âmbito da Proteção Social Especial, e Conselho Tutelar.

Nesta edição, o Camarote da Acessibilidade ganhou um novo local. Como forma de garantir que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estivessem de fato incluídas na festa, a estrutura foi montada na areia da praia, a 50 metros dos palcos. Para proporcionar um acesso seguro, foi realizada a compactação do solo desde a passarela da Praia da Cinelândia até o Camarote, o que corresponde a 150 metros. Para oferecer maior conforto, profissionais da Assistência Social orientaram e deram suporte às pessoas que acessaram o camarote.

Para finalizar, as assessorias de comunicação das pastas envolvidas bem como equipes da Secretaria da Comunicação do município fizeram uma ampla cobertura do evento por meio dos departamentos de jornalismo, rádio, mídias sociais, marketing, além do financeiro, com apoio e suporte à imprensa sergipana.

Ouça agora o podcast:

- Soundcloud
- Spotify
- Google Podcast

Ouça agora a PMA Rádio Corredor pelo aplicativo:

- Multiplataforma