Matrícula Online 2024: Prefeitura disponibiliza central telefônica para sanar dúvidas da população

Educação
03/01/2024 16h42

Para esclarecer as dúvidas de mães ou responsáveis e auxiliar qualquer dificuldade no processo de Matrícula Online 2024, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está disponibilizando a Central da Matrícula. O serviço é realizado através do Whatsapp, nos números (79) 98106-2969 / (79) 98166-7342, ou por meio de ligação nos (79) 3179-1574 e (79) 98157-5918. O horário de atendimento é de segunda a sextas-feira, das 7h30 às 17h.

A primeira fase da Matrícula Online 2024 da rede municipal de ensino da capital será iniciada nesta quinta-feira, 4, com a primeira etapa da fase de transferência interna dedicada, até o dia 5, para alunos público-alvo da educação especial. Os demais alunos que desejam ser transferidos terão entre os dias 10 e 12 de janeiro para solicitar a vaga através do Portal da Matrícula (www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline), que pode ser acessado através de computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Desde a abertura da Central, no início de dezembro, quando também começou a fase de confirmação de quem já era aluno da rede, para continuar no próximo ano letivo de 2024, 18.538 estudantes foram matriculados. A equipe do call center também tem atuado auxiliando na matrícula de quem estava em cadastro reserva em 2023.

“A Central da Matrícula serve exclusivamente para que a gente possa pensar a logística da matrícula, tirar uma dúvida, oferecer vagas para famílias que, eventualmente, concordem que seus filhos estudem em outro bairro e possam ser transportados. A Central coordena a logística da matrícula para que todo aluno que procura uma vaga na nossa rede consiga se matricular”, explica o secretário municipal da educação, Ricardo Abreu.

Além de ofertar a Central de Matrícula, com o intuito de auxiliar a população neste processo, a Educação de Aracaju está disponibilizando sinal de Wi-fi gratuito nas escolas da rede e técnicos da Semed na secretaria de cada unidade de ensino. Estes também têm a função de auxiliar mães e responsáveis que tiverem dificuldades na solicitação de vagas.

Coordenadora da Central da Matrícula, Roberta Lima reforça que o serviço e os técnicos nas escolas têm o papel exclusivo, no atendimento à população, de sanar dúvidas ou orientar em caso de qualquer dificuldade que possa surgir. Ela pontua, ainda, que o intuito do sistema online, com o Portal, é justamente evitar filas nas portas das unidades de ensino, tornando o processo mais prático para as famílias.

"É importante ressaltar que o papel da Central e dos técnicos não é garantir a vaga, mas a gente está aqui como um instrumento de apoio a mais para auxiliar aquele pai que tem alguma dificuldade e tirar dúvidas, como por exemplo a de quem não sabe qual é a escola da rede que está localizada em seu bairro ou a série em que seu filho deve ser matriculado de acordo com a idade, no caso da educação infantil. Em caso de dúvidas, basta ligar para a equipe que podemos auxiliar", reforça Roberta.