Estrutura de apoio ao atendimento de ocorrência de desabamento é retirada da avenida João Ribeiro

Defesa Civil
04/01/2024 18h15

No início da tarde desta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju encerrou a retirada de materiais na edificação que sofreu desabamento parcial, no bairro Santo Antônio. A Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atuou em conjunto com os demais órgãos na realização da operação, monitorou os riscos durante toda a ação e fez o fechamento do local, para conclusão dessa etapa dos trabalhos.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o prédio permanece interditado e serão adotadas providências para eliminação de riscos. "O acesso para a retirada de pertences foi encerrado hoje. A partir de agora, as equipes de Defesa Civil atuarão no acompanhamento das equipes de perícia e de avaliação técnica para eliminação de riscos", destacou.

Com isso, a estrutura de apoio às equipes operacionais, montada na avenida João Ribeiro, foi retirada e o fluxo de trânsito deve ser normalizado, no local, até o final da tarde. "Foram instalados dois abrigos temporários da Defesa Civil, um deles para instalação do posto de comando da operação de salvamento e resgate e outro para apoio operacional, posteriormente utilizado para acolhimento das famílias durante as tratativas com as equipes da Assistência Social, durante a retirada de materiais", explicou.

De acordo com dados da Defesa Civil de Aracaju, foi possível retirar boa parte de móveis e pertences em 23 apartamentos. Já em outras oito unidades, foi possível retirar apenas materiais menores e essenciais, como documentos e roupas. Para esse trabalho, houve acompanhamento das equipes da Assistência Social e Defesa Civil, com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Nélison Brandão, ressalta que todo esse trabalho foi realizado com cautela, em virtude dos riscos ainda existentes no local. "Realizamos avaliação estrutural nas unidades, para a entrada com segurança. Em alguns apartamentos, devido ao alto risco, não foi possível acesso, até o momento. A partir de agora, somente acessarão a área interna da edificação as equipes que precisarão realizar perícia e eliminação desses riscos. Trabalharemos com monitoramento durante esse processo", salientou.