Organização, beleza e cultura: turistas destacam encantos ao visitarem Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
05/01/2024 11h30

Aracaju é sinônimo de qualidade de vida, de estar rodeado de belezas naturais, cultura e novidades ao longo de todo o ano. Para tornar a experiência de viver a cidade de maneira ainda mais incrível, a Prefeitura de Aracaju tem investido cada vez mais na capital sergipana, tornando-a, ao longo dos últimos anos, um dos melhores municípios do Brasil. Tanto para os aracajuanos quanto para os turistas que aqui chegam, a cidade oferece diversos atrativos, serviços e uma ótima infraestrutura, capazes de satisfazer as necessidades da população e dos visitantes.

A capital sergipana é uma excelente opção para quem busca tranquilidade e lazer. Para potencializar ainda mais a atração de turistas, ao longo do ano a gestão municipal realiza uma série de eventos de grande porte que são fundamentais para gerar emprego, renda e consolidar Aracaju como destino turístico de qualidade em todo país.

Quem teceu diversos elogios neste sentido para a região foi o empresário alagoano, Francisco José Muniz, 68 anos, que tomou a decisão de morar em Aracaju dez anos atrás. Ele conta que ainda realiza algumas atividades empresariais no estado do Rio de Janeiro, mas não vê a hora de ficar definitivamente na cidade da orla mais bonita do Brasil.

“Sempre que estou por aqui, faço questão de levar as crianças para conhecer todos os pontos turístico da cidade, seja para o museu da gente sergipana, para o mercado municipal, no Centro da cidade, onde se concentra um grande número de pessoas, e também sempre visitamos as praias da região e a Orla Pôr do Sol. O fato de ter vários lugares para visitar e poder ter fácil acesso a eles mostra que a cidade possui um conjunto de coisas boas, que a própria Prefeitura tem possibilitado. Uma coisa muito importante é que aqui sempre tem novidade, a cidade vive isso e dá vontade de participar, porque a gente vê a iniciativa pública funcionando, a população é receptiva, tudo isso favorece a permanência da gente aqui”, declara Francisco.

“A cidade é super fantástica e tem um povo acolhedor. Já visitei várias praias de Aracaju e fiquei encantado, a gente consegue aproveitar todas, porque são limpas e bem organizadas. Além disso, conseguimos acessar os locais com muita facilidade, até mesmo durante a festa de Réveillon. Estou aqui há mais de 12 dias e apesar de não ter ido para o local do evento, a cidade em si fica bem movimentada e mesmo assim o trânsito continua fluindo”, afirma o sul-mato-grossense, Ailton Francisco da Silva, 52 anos.

Também natural do estado do Mato Grosso do Sul, Sueli Aparecida de Oliveira conta que decidiu passar um tempo em Aracaju porque era uma das poucas cidades do nordeste que ainda não tinha visitado.

“Eu tirei esse tempo para conhecer a cidade por completo. Já fui no mercado municipal, na feira de frutas, de artesanato, no museu, que por sinal é muito bem cuidado e tem pessoas muito educadas nos recepcionando e nos guiando dentro do espaço. Nós achamos tudo tão fácil de acessar que decidimos abrir mão de guia turístico ou dessas equipes que fazem passeios de ônibus, para andar pela cidade com as nossas ‘próprias pernas’. Tudo que a Prefeitura está fazendo tem sido muito bom e a cidade é a prova disso”, diz Sueli.

Outra pessoa que escolheu Aracaju como cidade para viver foi a natalense, Araceli Galeza, 42 anos. Ela conta que decidiu vir morar na capital sergipana há oito anos, quando seu marido veio trabalhar aqui. Ela classifica a cidade como tranquila e disse que, apesar de ser uma capital, a sensação, ainda assim, é de um “gostinho de interior”.

“Quando chegamos aqui pela primeira vez, apenas para visitar, eu já me senti em casa. É uma cidade receptiva, muito bem cuidada, bonita e limpa. Eu me apaixonei e daqui não saio mais. Já morei em São Paulo, na Bahia, em Natal, mas foi em Aracaju que me encontrei. Sabemos que o Brasil como um todo é perigoso, mas essa cidade é muito tranquila e uma das melhores para viver. A cultura daqui é muito rica e muito valorizada, a Prefeitura está de parabéns. Eu fiquei encantada com o Natal Iluminado, com a decoração espalhada por toda cidade e espero que continue caminhando nesse sentido”, detalha Araceli.