Zoonoses na Comunidade: Prefeitura inicia ações para ampliar cobertura da vacina antirrábica

Saúde
12/01/2024 15h57

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais uma edição do Zoonoses na Comunidade, no Bairro Industrial, a primeira do ano de 2024. A ação aconteceu debaixo da ponte Aracaju/Barra e atraiu, também, tutores de gatos e cães dos bairros circunvizinhos para atualização da vacina antirrábica.

Segundo o agente de Combate às Endemias da SMS, Vinícius Ribeiro, a campanha de vacinação antirrábica alcançou cerca de 37 mil animais, e a proposta da retomada do Zoonoses na Comunidade influi em oferecer mais acesso ao imunizante animal para proteção contra a raiva.

“O intuito dessa atividade de hoje, que também ocorrerá nas próximas sextas-feiras, é que possamos alcançar aqueles animais que não participaram da campanha de vacinação antirrábica que aconteceu em dezembro do ano passado”, destaca Vinícius.

A moradora do bairro Santo Antônio, Aline Santos Conceição, saiu de casa para aproveitar a oportunidade de vacinar o gato Biel. Segundo ela, a vizinha passou na casa dela para avisar que tinha uma equipe debaixo da ponte vacinando os animais.

“Meu gato não se vacinou no ano passado, minha vizinha soube que estava acontecendo essa vacinação aqui e me avisou. Vendo espetinho no Centro, saí de lá e chamei minha menina para a gente trazer ele e estou muito agradecida”, conta Aline.

Daiane Andrade saiu do bairro Cidade Nova, acompanhada dos filhos, para vacinar Bob, seu único gato. “Ano passado, eu não vacinei ele porque estava com uma bebê bem pequena e não tinha como sair de casa. Por isso, depois que vi na televisão que aqui teria a vacinação, vim hoje porque é muito importante essa proteção contra a raiva tanto para os animais quanto para as minhas crianças”, relata Daiane.

Genésia Lucas Clara estava de passagem na casa da irmã e aproveitou a oportunidade de ter um ponto de vacinação perto para vacinar sua cadela Xuxinha. “A gente cuida direitinho, dá banho, carinho, leva para o veterinário e tudo o que tem que fazer para o animal ficar calmo e doce. Vi na televisão e aproveitei para correr aqui rapidinho e dar mais uma vacina na Xuxinha. No cartão dela está tudo correto”, explica Genésia.

O Zoonoses na Comunidade continua na próxima sexta-feira, 19, na Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos; e também chegará ao bairro São Conrado, no dia 26, na Praça Dário F. Nunes, próximo à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Áurea Melo, no conjunto Orlando Dantas. O propósito da ação é levar o serviço de vacinação do Centro de Controle de Zoonoses e continuar ampliando o alcance de animais protegidos contra a raiva.

Para receber a vacina, os cães e gatos precisam estar saudáveis, não ter realizado procedimento cirúrgico recentemente e não estar em tratamento. Animais prenhes não podem ser vacinados e, por essa razão, em outro momento, a vacinação pode acontecer no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, bairro Capucho, onde é disponibilizado o imunizante animal durante todo o ano.