Trabalho Social: comissão realiza visita técnica as obras do Recanto da Paz

Assistência Social e Cidadania
16/01/2024 18h17

Como primeira atividade de 2024 do Projeto de Trabalho Social (PTS) da comunidade Recanto da Paz, localizada no bairro Aeroporto, a Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), composta por moradores, representantes da empresa Souza Carvalho e membro da Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), realizaram uma visita na tarde desta terça-feira, 16, às obras de melhorias que estão em andamento na comunidade.

Os serviços que estão sendo realizados na comunidade são resultado de um investimento da Prefeitura de Aracaju no valor de R$ 8,5 milhões que garantirá drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação de todas as 25 ruas do local(oito vias com pavimentação asfáltica e outras 17 serão pavimentadas com blocos de concreto), além da construção de uma praça e da ligação da rede de esgoto às 630 residências existentes no espaço.

O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

“A gente realiza as reuniões com os moradores que fazem parte da comissão e a gente busca estratégias e faz a mediação entre a comunidade, com o pessoal da Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanização] e os funcionários da obra. E através dessas reclamações, elaboramos relatórios técnicos referentes à problemática e enviamos para a Prefeitura. Uma das nossas estratégias é utilizar a moto som, percorrendo todas as ruas do residencial, para fortalecer mais ainda a mobilização dessas ações que vão ser executadas agora em 2024, e estaremos realizando uma assembleia para ver pessoas daqui da comunidade que possam estar comparecendo em todas as visitas e reuniões”, declarou Glécia Farias, assistente social da empresa Souza Carvalho.

O fiscal de obras da Emurb, José Carlos Pinto Oliveira, explica como está sendo executada a obra que contempla a comunidade com diversos serviços de melhorias de saneamento básico, estrutura das casas e pavimentação.

“Aqui é uma obra de infraestrutura, de pavimentação, rede de esgoto, drenagem, tudo isso aqui a gente está executando. Estamos com cerca de 80% finalizado na parte de esgoto, de drenagem, a pavimentação está em 30%, além disso, nós estaremos também realizando a parte estrutural de algumas casas. Nosso diálogo com a comunidade é bom, a gente tenta atender todos os pedidos, mas nem tudo a gente pode acatar e depende do fiscal da obra. As solicitações dos moradores são repassadas para os superiores, é realizada uma análise e discussão de cada caso e se cabe fazer o que está sendo solicitado”, disse.

“Estamos aqui conscientes da obra e estamos ansiosos com o que está acontecendo. A expectativa é grande em relação às mudanças que vão ser muito bem-vindas pela comunidade. Já estão tendo algumas melhorias, como a rede de esgoto, que já está quase 80% feita, a pavimentação e a organização da obra, é uma responsabilidade grande em representar os moradores”, disse a atendente e moradora há mais de 20 anos do residencial Recanto da Paz, Glaucia Fonseca dos Santos.