Com o Programa Saúde do Adulto e do Idoso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta a população para a importância do envelhecimento saudável, realizando um conjunto de ações que abrange desde a alimentação saudável ao estímulo à prática de exercícios físicos.
A SMS vem investindo na promoção à saúde, no acesso a serviços e na qualificação dos profissionais. Segundo a referência técnica do Programa Saúde do Idoso, Vanessa Barreto, a Secretaria fortalece efetivamente a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, seguindo a linha de cuidado, o atendimento qualificado e aprimorado.
“O aumento da longevidade da população demanda a formulação de políticas públicas eficazes para esse segmento populacional. As pessoas idosas correspondem a uma parcela numérica cada vez maior da população. Por isso, nossas ações são voltadas para a manutenção da capacidade funcional da pessoa idosa, ou seja, são centradas na produção da autonomia e da não dependência, promovendo um envelhecimento com mais saúde e qualidade de vida. É importante ressaltar que o envelhecimento não é sinônimo de incapacidade e dependência, mas de maior vulnerabilidade”, destaca Vanessa.
Fluxo de atendimento
As ações de atenção integral à saúde da pessoa idosa são desenvolvidas tendo a Rede de Atenção Primária (Reap) como início do acesso. “O paciente vai até a Unidade de Saúde da Família [USF] de sua referência e o médico generalista encaminha a pessoa, a partir de 60 anos, com alguma identificação de fragilidade ou presença de alguma demência, solicitando, através do sistema de regulação da SMS, o encaminhamento para o atendimento pelo geriatra no Hospital Universitário”, orienta a referência técnica.
Programa Academia da Cidade
O envelhecimento saudável é muito mais que a ausência de doença. “A perda das condições físicas e mentais impossibilita o idoso de realizar atividades do seu cotidiano, causando sofrimento tanto para ele quanto para a família. Seja ao ar livre, nas academias ou escolas, o profissional de Educação Física tem papel importante na construção de pessoas mais saudáveis e ativas. Para isso, desenvolvemos ações eficazes, através, por exemplo, do Programa Academia da Cidade [PAC]”, ressalta o coordenador do programa, Walter Igor dos Santos.
Na capital sergipana, a população conta com o Programa Academia da Cidade (PAC) em 12 polos que atendem cerca de 1.300 usuários, desde jovens a pessoas acima de 60 anos que, periodicamente, passam por uma avaliação para que o quadro clínico de saúde seja acompanhado durante a prática de exercícios.
“As aulas acontecem em espaços abertos, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30, no Instituto GBarbosa no bairro José Conrado de Araújo, e nos bairros Santa Maria, Jabotiana, América, Farolândia, 18 do Forte, Ponto Novo, Santos Dumont, Bugio, Cirurgia, Industrial e Luzia. O cidadão que quiser participar do PAC precisa comparecer a um dos polos, munido do seu cartão do SUS, número de prontuário eletrônico, que pode ser encontrado na unidade de referência, e comprovante de residência. Por ser demanda espontânea, um dos educadores físicos fará uma entrevista avaliativa antes da formalização da inscrição”, detalha o coordenador.