Ponto de descarte revitalizado pela Emsurb no bairro Suíssa é alvo de vandalismo

Serviços Urbanos
25/01/2024 12h41

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) identificou mais uma ação de vandalismo na capital. O fato ocorreu na rua Leonel Curvelo, no bairro Suíssa, onde 47 placas de grama tipo esmeralda foram indevidamente retiradas de um ponto de descarte irregular recém-revitalizado pela empresa.

De acordo com o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Aurélio Souza, a situação foi identificada nas primeiras horas do dia, quando agentes faziam a irrigação do local. “Concluímos a revitalização com o uso de paisagismo desse ponto semana passada. No projeto, utilizamos pneus inutilizáveis, grama e plantas ornamentais no intuito de coibir o despejo ilegal de resíduos, mas, infelizmente, hoje fomos surpreendidos por esse acontecido que prejudica, acima de tudo, a própria população. Tomaremos as medidas cabíveis”, comentou.

Essa não é a primeira vez que ações da mesma natureza ocorrem nessa região onde a empresa municipal instalou, também, placas informativas para promover a conscientização ambiental dos moradores e comerciantes, conforme informou o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia.

“Somente nessa localidade tivemos que reinstalar as estruturas das placas cerca de quatro vezes, por terem sido furtadas ou até mesmo danificadas. Temos 70 placas instaladas em diversos bairros, a exemplo do Jabotiana, Coroa do Meio, Bugio, Jardins e, destas, 20 já foram objeto de furto, o que é lamentável, pois é um trabalho que integra os esforços da Prefeitura de Aracaju no sentido de construir valores sociais voltados à conservação do meio ambiente”, enfatizou.

Denúncias
A prática de dano ao patrimônio público é considerada ato criminoso previsto no Código Penal. Denúncias desse tipo de crime podem ser feitas ligando para a Polícia Militar, através do 190, ou ainda para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no número 153.