Prefeitura assegura atendimento médico especializado a crianças e adolescentes

Saúde
26/01/2024 14h24

O Centro de Especialidade Médica da Criança e do Adolescente (Cemca) é referência do atendimento especializado na rede municipal de saúde de Aracaju e compõe um dos setores do Centro de Especialidade Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos. Implantado em 2003, a Prefeitura de Aracaju, através do Cemca, realiza atendimentos em nove especialidades médicas: gastroenterologista, dermatologista, endocrinologista, alergista, ortopedista, pneumologista, cardiologista, homeopata e cirurgião geral pediátrico. 

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (Reae), Luciana Araújo Brito Dantas, nestes 20 anos em que está em operação, o Cemca tem sido exemplo de um atendimento qualificado e especializado a crianças e adolescentes. 

“Nosso acolhimento humanizado é um diferencial, toda a equipe multidisciplinar segue o mesmo protocolo e diretrizes, de forma que se realize um diagnóstico preciso, garantindo que os responsáveis sejam orientados da melhor maneira, para que as dificuldades sejam ultrapassadas e se conquiste uma melhor qualidade de vida”, destaca Luciana.

Fluxo de atendimento 
O acesso aos serviços do Cemca se dá por encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USF), após consulta com o paciente. Segundo o gerente do Cemca, Jeferson Lucas, cabe aos profissionais das unidades analisarem a necessidade de tratamento especializado. Nos casos em que o primeiro diagnóstico aponte essa necessidade, o paciente é encaminhado via, agendamento eletrônico, pelo sistema IDS Saúde

“O Cemca também oferta consultas em enfermagem, odontopediatria, psicologia, serviço social, nutrição e fonoaudiologia. Na odontopediatria acolhemos as crianças para realizar procedimentos de média complexidade, ou seja, aqueles que não são realizados nas unidades, ou em crianças, acima de 3 anos, com comportamentos mais desafiadores em relação à colaborar com o tratamento”, ressalta o gerente.

Grupo Cheinhos de Alegria
Com o objetivo de acolher e tratar a obesidade infantojuvenil, uma vez por mês o grupo “Cheinhos de Alegria” se reúne para receber orientações sobre a alimentação saudável e fazer avaliação do tratamento contra a obesidade de crianças e adolescentes atendidos no Cemca.

“O grupo é composto por uma equipe multiprofissional, como técnicos, médico endocrinologista, nutricionista, enfermeira, psicóloga, assistente social e um profissional voluntário de educação física. Com esse trabalho, os participantes têm conseguido perder peso e superar a obesidade. Nas reuniões são abordados temas sobre o sofrimento com o bullying e a violência psicológica”, completa Jeferson.