A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou nesta sexta-feira, 26, uma reunião com a equipe técnica e os coordenadores das empresas que operam o sistema de transporte público da região metropolitana, para o alinhamento final das rotas dos ônibus que serão alteradas, temporariamente, em virtude da obra de reestruturação da avenida Tancredo Neves, prevista para começar na próxima terça-feira, 30.
“Tivemos algumas reuniões com os representantes das empresas e hoje, além dos coordenadores, participaram também os supervisores das empresas para fazermos o alinhamento final da operação do sistema, que será modificada, temporariamente, por causa da obra na Tancredo Neves. Detalhamos as alterações para que a operação transcorra como o planejado. As rotas de algumas linhas de ônibus que circulam pela Tancredo Neves serão alteradas e os supervisores e operadores do sistema também estão aptos para tirar dúvidas e passar orientações para os usuários do transporte”, conta Renato Telles.
O superintendente reforça que as rotas para os ônibus também foram traçadas, após análise minuciosa da operação do sistema. “Analisamos as rotas, ouvimos as empresas e juntos elaboramos as alterações nos itinerários dos ônibus, pensando sempre na melhor alternativa para quem utiliza o transporte coletivo. Sabemos que toda obra traz impactos, mas estamos atentos e trabalhando para minimizá-los não só na questão do trânsito, mas também no transporte público”, afirma.
Melhorias para a mobilidade
Para o coordenador de operações da Viação Atalaia, Gildomir Simões, a obra é muito importante para o desenvolvimento da mobilidade urbana na capital e vai influenciar bastante na melhoria do transporte público. “Os esclarecimentos feitos pela SMTT nesse processo são para impactar o mínimo possível os fluxos do transporte público e os seus usuários. Nossos supervisores e operadores estão orientados e colaborarão nesta etapa de informações para os passageiros”, disse.
Confira as mudanças nos itinerários das linhas:
As linhas 020 Piabeta/D.I.A; 601 - Terminal Marcos Freire/Mercado via Osvaldo Aranha; 606 - Parque São José/Centro via Osvaldo Aranha; 612 - São Carlos Mercado via Osvaldo Aranha, que circulam pela avenida Alcides Fontes em direção à Osvaldo Aranha, farão o seguinte trajeto: avenida Euclides Figueiredo, avenida Matadouro, retorno (mão inglesa), avenida Santa Gleide, avenida São Paulo, rua Nossa Senhora de Fátima, rua Mato Grosso, rua Paraíba e rua Mariano Salmeron.
Já as linhas 302 - Con.Jardins/Zona Oeste; 303 - Socorro/Zona Oeste; 305 - Parque dos Faróis/Zona Oeste; 306 - Guajará/Zona Oeste e 308 - Sobrado/Zona Oeste, que trafegam pela BR 235 em direção à Tancredo Neves com destino ao Terminal Zona Oeste, seguirão pela BR 235, Osvaldo Aranha, avenida Tiradentes, avenida Tancredo Neves, retornando em frente ao Huse e saindo na Tancredo Neves.
As linhas 032-1 - Tijuquinha/Centro 01; 032-2 - Tijuquinha/Centro 02; 050 - Campus/Hospital Universitário; 301 - Povoado Cabrita/Zona Oeste; 307 - São Cristóvão/Zona Oeste; 309 - Centro Administrativo/Zona Oeste; 311 - Rita Cacete/Zona Oeste; 312 - Pedreira/Zona Oeste e 604 - Campus Mercado, que vem do Centro Administrativo e saem na avenida Tancredo Neves com destino ao Terminal Zona Oeste, seguirão pela avenida Marechal Rondon, retornando no viaduto da Tancredo Neves, passando em frente ao Huse, saindo na Tancredo Neves.
As linhas 020 Piabeta/D.I.A; 601 - Terminal Marcos Freire/Mercado via Osvaldo Aranha; 606 - Parque São José/Centro via Osvaldo Aranha que estão na Osvaldo Aranha em direção à Nossa Senhora do Socorro, farão o seguinte percurso: avenida Osvaldo Aranha, avenida Simeão Aguiar, rua Alagoas, rua José Mário Almeida Lobão, avenida São Paulo, retornando para a avenida Maranhão.
A linha 090 - Campus/D.I.A, quando no sentido Terminal Campus/Terminal D.IA, não fará a passagem pelo Terminal Zona Oeste. A linha seguirá pela avenida Marechal Rondon, acessando diretamente à Tancredo Neves.