Fórum da Rede de Atenção Psicossocial promove união e fortalecimento do cuidado

Saúde
01/02/2024 16h02

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira, 1°, o primeiro Fórum da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), a partir do tema “Fortalecimento do cuidado em Rede”. O evento aconteceu no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e reuniu trabalhadores de todos os serviços de saúde mental da capital.

De acordo com a diretora de Atenção em Saúde (DAS/SMS), Janaina Cavalcante, o encontro promoveu a apresentação de como a Reaps se constitui para os novos profissionais que estão atuando na rede, bem como o fortalecimento dos serviços prestados para a população.

“É muito importante que esses profissionais se encontrem e se integrem para o fortalecimento da Rede e, consequentemente, fortaleçam cada vez mais a política de assistência psicossocial em Aracaju, a partir do compartilhamento de experiências. É dessa forma que as pessoas que estão chegando vão entender e interagir sobre o que é a Rede e como funcionam os fluxos também”, ressalta Janaína.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Marinês Mendonça, informa que este é apenas o primeiro fórum e que a perspectiva é de realizar mais encontros para dar continuidade aos debates em torno dos temas que envolvem a referida assistência.

“Toda a equipe técnica está envolvida nesse fórum, cujo intuito é aproximar do colegiado os trabalhadores que estão na ponta, ou seja, na rotina de trabalho dos equipamentos de saúde mental. Desta forma, construir um elo para que eles tenham mais facilidade de trocar experiências, sobretudo na referência e contrarreferência. Neste contexto, promover o acompanhamento integral do usuário de acordo com as linhas de cuidado que cada caso exige, já que a Rede é um conjunto e os Centros de Atenção Psicossociais não trabalham de forma isolada, mas conjunta”, explica Marinês.

Convidado a colaborar com as discussões durante o fórum, o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenador da residência multiprofissional em saúde mental, Bruno Cerqueira Gama, se debruçou em provocar questões sobre a retomada das lutas travadas ao longo dos anos, a exemplo da luta antimanicomial, responsabilização do cuidado, compartilhamento de estratégias, entre outras.

“Acompanho os residentes no cenário de práticas e temos uma proximidade com a Rede. Hoje trouxe questões para pensar e trabalhar juntos, a responsabilização do cuidado, compartilhamento das estratégias e como deixar essa Rede um pouco mais forte ou, pelo menos, mais resistente a todas as condições que ela vem enfrentando”, frisa Bruno.

A residente e psicóloga Luiza Andrade está há quase um ano atuando na residência multiprofissional em saúde mental no Caps Jael Patrício. Segundo ela, a construção de um fórum como este une os trabalhadores da linha de frente em contato direto com os usuários.

“É muito interessante estar aqui para falarmos e escutarmos as nossas experiências, também o que as coordenações pensam sobre elas, fazer essa troca e entender a Rede como um todo. Somos uma Rede completa com diversos equipamentos para acessar e fortalecer o cuidado com o usuário e assim o projeto singular dele seja mais eficaz”, conclui Luiza.