Cultivando Cidadania: Assistência Social firma parceria com curso de Agroecologia do IFS

Assistência Social e Cidadania
02/02/2024 15h30

O programa Cultivando Cidadania, gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, firmou parceria com o curso de Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A iniciativa visa promover palestras e reuniões entre os estudiosos da área e os integrantes do Cultivando Cidadania, com o intuito de assegurar a manutenção correta das hortas comunitárias e aproximar as crianças e os adolescentes do programa.

Idealizado entre 2017 e 2018, o Cultivando Cidadania realizou a implantação de hortas em diversas comunidades da capital sergipana para estimular a produção e o consumo sustentável e, além disso, permitir um incremento de renda aos usuários, com a comercialização dos produtos. O projeto envolve um trabalho realizado por moradores da capital vinculados aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e está presente também em algumas escolas e Unidades de Saúde da Família (USFs).

A parceria entre o Cultivando Cidadania e o IFS pretende aproximar, além dos usuários atuantes, as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da produção. O Cras Maria José Menezes Santos, primeiro equipamento a ser inserido no projeto, vai começar a receber, em março, os estagiários do IFS, uma vez por semana, para que, por meio de palestras e aulas práticas, os jovens tenham participação ativa nas hortas e ponham a mão na massa.

A coordenadora do Cultivando Cidadania, Tâmara Oliveira, demonstra expectativa pela parceria. “Nós passamos em várias hortas, nas escolas, no próprio Cras, nas USFs, e alinhamos a questão da necessidade, junto aos pedidos dos usuários. A chegada do IFS facilitou muito a questão da irrigação, que era algo que a gente já necessitava bastante dentro das nossas hortas. Nós temos muito a produzir, vai vir bastante coisa boa, principalmente no mês de março”, disse.

“A gente está oficializando, iniciando uma parceria, os nossos estudantes já vêm fazendo algumas atividades aqui nas áreas, para que brevemente eles possam vir com mais frequência. A intenção é que eles peguem o conhecimento aprendido em sala de aula e coloquem em prática aqui com a comunidade, isso é muito importante”, complementou o coordenador de Tecnologia em Agroecologia do IFS, Anderson Vasco.

Estagiário de Agronomia e atuante no Cultivando Cidadania, Jonatham Sales afirmou que o projeto também está recebendo colaboração da “Cultive-se”, uma fazenda vertical idealizada em 2020, que fornece substratos para as hortas comunitárias.

“Trazendo não só essa parte material (substrato) que o Cultive-se pode contribuir com o projeto, nós podemos agregar também com a parte da educação de algumas crianças, mostrando como se faz todo o processo de cultivo de hortaliças e entendendo a importância do cultivo sem o uso de agrotóxicos”, disse Jonatham.

Usuários de todas as idades

Para a coordenadora do Cras Maria José Menezes Santos, Jane Prejuízo, a aproximação das crianças e dos adolescentes com o Cultivando Cidadania pode proporcionar uma visão positiva dos jovens sobre alimentação saudável.

“Eu, por exemplo, não gostava muito de comer verduras e saladas. Quando eu comecei a trabalhar em uma instituição que oferecia esses alimentos, eu acabei gostando e hoje eu adoro, então tudo é sobre conhecer e se permitir provar, e eles participando do plantio, cuidando da horta e cultivando, vão sentir o prazer de provar esses alimentos”, pontuou Jane.

Para além de contribuir com uma produção mais saudável e poder agregar na renda dos moradores, o Cultivando Cidadania ajuda os usuários idosos estimulando a interação entre eles, e desenvolvendo vínculos de amizade.

“Moro aqui no Coqueiral há mais de 20 anos e sempre frequento a plantação, tanto no dia de quarta, que é junto ao grupo todo, como nos outros dias da semana pra vim molhar, regar a terra, arrancar alguns matinhos. Pra mim é muito bom o projeto, poder estar em grupo, porque a gente está interagindo e conhecendo novas pessoas, e sempre que temos a oportunidade, nós vamos visitar outras hortas, fazer pequenos cursos, é um aprendizado maior pra dentro da horta, isso é muito bom”, destaca a dona de casa e usuária do SFCV do Cras Maria José Menezes, Josete Moreira.