Escola Tech: comunidade escolar aprova pacote de investimentos em tecnologia educacional

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2024 10h30

A Prefeitura de Aracaju mantém firme o compromisso de tornar a capital uma cidade cada vez mais tecnológica e de avançar nas políticas públicas. A Educação, por exemplo, é uma das áreas que apresenta crescimentos a partir de ações e planejamentos da gestão municipal, a exemplo do pacote tecnológico Escola Tech, lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no início deste mês.

No dia do lançamento, ocorrido em 5 de fevereiro, o Teatro Tobias Barreto foi completamente tomado por uma energia vibrante de alunos, gestores escolares e pais. Naquele momento, 1.400 estudantes de quatro escolas da rede municipal receberam notebooks, mochilas, fardamento e material pedagógico para facilitar os estudos durante o ano letivo que se iniciava. No entanto, o programa é direcionado para todas as 79 escolas da rede municipal, beneficiando todos os alunos da rede.

A partir do Escola Tech, além dos notebooks para alunos, todas as salas de aula passaram a contam com displays interativos de 75". Já as escolas, passaram a ter câmeras de reconhecimento facial, totens para chamadas e sistemas de inteligência artificial, contemplando 31 mil alunos.

Feliz com a novidade, Alana Ferreira Rocha, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Izabel Cristina Santos Silva, ficou encantada ao receber o notebook. “Estou muito animada em voltar às aulas, já estava com saudade das professoras. Achei muito legal o kit, e com esses materiais eu vou estudar muito, fazer os deveres de casa”, disse.

A mãe de Alana, a aracajuana Paula Rayane Ferreira Leite, reconheceu a importância do novo pacote tecnológico e das entregas feitas pela Prefeitura, por meio da Semed. “Achei excelente. É uma ótima oportunidade para os alunos e também para os pais, que enfrentam algumas dificuldades. Isso vai ajudar muitas crianças em sala de aula. Também achei interessante que a chamada passará a ser digital. Acho que a tecnologia hoje está bem avançada e acredito que mudará a vida de muitas pessoas”, declarou.

Bastante animada, a pequena Vitória Rolemberg dos Santos estuda na 2º série, e já sabe o que vai fazer com o novo equipamento. “Estou muito feliz em ganhar o notebook, agora vou poder acessar a internet e estudar mais”, afirmou.

Já Ester Silva de Jesus, aluna da Emef Prof. Diomedes Santos Silva, disse que “o notebook será maravilhoso para aprender mais e ter um futuro bom”. “Vou estudar muito e tirar dúvidas do dever de casa. Gosto muito das aulas, principalmente de Artes e Português. Recebi a farda nova e a mochila, que eu achei muito legal”.

Opinião semelhante teve o aluno da mesma escola, João Paulo Barbosa. “Estou achando muito bom, porque eu gosto muito de estudar, e estou muito feliz em ganhar esses materiais e o notebook. Vão me ajudar mais a estudar”, afirmou.

A diretora da Emef Professora Izabel Cristina Santos Silva, Daniela da Silva Nascimento, não escondeu a sua satisfação. “Esse é um momento ímpar na educação do município de Aracaju, em que nossas crianças podem estar junto da tecnologia, com os professores. Assim poderemos trabalhar de uma forma interativa, já que não podemos ficar distantes da tecnologia. As crianças já convivem com isso, e trazer essa realidade para sala de aula é uma forma muito melhor de alfabetizar”, disse.

Já o professor Adir Freire Freitas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral João Oliva Alves, também comemorou a entrega dos notebooks aos alunos. “Essa é uma oportunidade de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e é um estímulo também para os alunos se interessarem mais, aprenderem mais e melhor”, declarou.

Escola Tech
Com o programa “Escola Tech”, a Prefeitura de Aracaju está equipando 100% das escolas da capital com ferramentas tecnológicas que possibilitam a melhora na relação ensino-aprendizagem, além de ampliar ainda mais a segurança nas unidades e a inclusão digital dos estudantes. O pacote inclui a distribuição de 800 displays interativos que serão instalados nas salas de aula, além da instalação de câmeras de reconhecimento facial, totens para chamadas e sistemas de inteligência artificial nas unidades, contemplando 31 mil alunos. A iniciativa também contempla a aquisição de 25 mil notebooks para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos.