Prefeito Edvaldo dialoga com moradores da ocupação Centro Administrativo

Agência Aracaju de Notícias
06/02/2024 20h10

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta terça-feira, 6, representantes dos moradores da ocupação Centro Administrativo, localizada no bairro Capucho, zona Oeste da capital. O encontro, ocorrido na sede da Prefeitura, teve como finalidade abrir um canal de diálogo entre a gestão municipal e as 86 famílias que residem na localidade, para debater sobre a atual situação dos ocupantes e discutir sobre um projeto futuro para a área, atualmente, em processo de tramitação para transferência pelo Governo do Estado para o município. A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto Dantas, e da vereadora Sônia Meire.

"Trabalhar para melhorar a vida das pessoas é um compromisso que carrego comigo. Por isso, fiz questão de recebê-los aqui na Prefeitura para compreender melhor a situação da ocupação e, a partir disso, me inteirar sobre o processo de repasse da área do Governo do Estado para a gestão municipal. Este é um primeiro momento, uma primeira conversa, mas quero reafirmar o meu comprometimento de ajudá-los porque conheço as condições em que vocês vivem, atualmente, e, como gestor da capital, quero contribuir para que essa realidade seja transformada", destacou o prefeito.

À comissão de moradores, o gestor informou também que, nos próximos dias, agendará uma reunião entre as equipes da Prefeitura e do governo estadual para buscar, o mais breve possível, agilizar o processo de transferência do terreno para o município, para posteriormente, ampliar as discussões sobre a elaboração de um projeto para a região. "A Prefeitura e o Governo do Estado são parceiros e trabalharemos juntos. Após resolvermos essas questões, marcaremos uma nova reunião, chamarei vocês e apresentarei um projeto que esteja alinhado ao que os moradores querem", completou.

A vereadora Sônia Meire, que tem acompanhado de perto a situação das famílias, elogiou a postura do prefeito Edvaldo Nogueira e definiu o momento como "histórico" para os moradores da ocupação. "Foi uma reunião muito propositiva e alimentou a esperança dessas pessoas, porque o prefeito disse se mostrou disposto a dar continuidade à resolução do problema de moradia destas famílias. Esperamos que o repasse da área por parte do Estado seja feito o mais breve possível para que o prefeito possa, a partir desta posse, analisar o projeto que já existe, junto à equipe da Prefeitura, e estudar uma maneira de garantir o direito à moradia das 86 famílias naquela área, respeitando a questão ambiental, especialmente porque quem tem defendido o meio ambiente naquela localidade são os moradores. Então, hoje foi um dia histórico para essas pessoas que esperaram por esse momento e puderam ouvir o compromisso do prefeito com relação ao futuro digno delas", celebrou a parlamentar.

Moradora da ocupação há 10 anos, Milene Santos de Souza comemorou a reunião com o prefeito. "Este é um momento de grande alegria para todos nós. Desde que cheguei à ocupação, sonho em ter moradia digna e hoje, ao nos atender, o prefeito acendeu essa esperança. A nossa expectativa agora é para que o processo de transferência do terreno do Governo do Estado para a Prefeitura avance o mais rápido possível porque confiamos no prefeito. Estou muito feliz", disse a profissional autônoma, emocionada.

O mesmo sentimento foi compartilhado por Cosme Bispo, que também reside na ocupação há 10 anos. "A nossa expectativa agora é que o prefeito e o governador resolvam essa questão para que possamos ter posse do terreno. Não temos para onde ir. O nosso único desejo é ter a posse do terreno, não queremos a casa, só o direito de lutar pelo chão que moramos para batalhar pela nossa dignidade. Conheço o prefeito há muito tempo e confio muito na sua palavra. Ele não mente", declarou.

A dona de casa Jéssica Thamires Alves chegou à ocupação há cinco anos. Desde então, segundo ela, aguarda ansiosa por uma solução. "Esperamos muito por essa reunião, então é um momento muito feliz para nós. Mais ainda porque saímos daqui com a perspectiva de uma nova reunião, já após o carnaval, para avançar nessas discussões. A recepção do prefeito foi maravilhosa", afirmou.