Residencial Mangabeiras: Trabalho Social promove ação de educação ambiental no Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
07/02/2024 17h11

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama, no bairro Santa Maria, participaram na tarde desta quarta-feira, 7, de uma palestra sobre educação ambiental promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres.

Executado pela Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social, no âmbito do Pró-Moradia, o PTS realiza diversas atividades com a comunidade do Residencial Mangabeiras e de bairros circunvizinhos. São atividades nos eixos de mobilização, organização e fortalecimento social por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa. A palestra desta tarde foi voltada para o socioambiental.

“Estamos num ambiente muito propício, que é a comunidade escolar. A Escola Laonte Gama já é uma parceira nossa, e nos sentimos muito à vontade porque os alunos são multiplicadores da informação. Então eles vão receber essa informação e levá-la para suas famílias, para a sua comunidade. Desejamos que com essa temática, ocorra a mudança de hábitos inadequados, que pequenas iniciativas, como jogar o resíduo no local correto, possam impactar diretamente na prevenção de enchentes ou no calor excessivo que vem acontecendo em várias regiões. A educação ambiental é um eixo importantíssimo porque traz para essa comunidade a questão do pertencimento, porque onde está sendo construído o residencial nós temos a Reserva Mangabeiras, então conhecer e saber que nós temos essa reserva e preservá-la é muito importante para o projeto e toda a comunidade”, explicou a responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira.

Para a engenheira ambiental da Oliveira Consultoria e ministrante da palestra, Alécia Itanna, é fundamental conversar com esse público para que deem continuidade ao trabalho de cuidado com o meio ambiente pensando nas futuras gerações.

“As questões ambientais estão sendo muito visadas nos dias de hoje, principalmente pelas consequências das más ações que vêm se prolongando durante o tempo. Então, trabalhar com os estudantes essa didática significa dar uma nova visão pra eles, pra que eles possam agir de forma diferente, pra que eles consigam usar os recursos que a gente tem, consigam reutilizar, repensar, fazer tudo coerente pra que as futuras gerações também consigam ter o meio ambiente mais preservado que estão tendo na atualidade”, disse Alécia.

Estudante do 7° ano, Júlia Suelen Santos contou ter aprendido na palestra diversos cuidados relacionados ao meio ambiente. “Eu vou falar para minha família não escovar mais os dentes com a torneira ligada e economizar água durante o banho e também quando sair do banho, não deixar a luz acesa. A agente pode ajudar também quando estiver na rua, não jogando lixo no chão e reciclar o lixo, porque com a reciclagem a gente pode fazer várias coisas com o plástico, várias brincadeiras, coisas bem legais”, pontuou.

Já a estudante Cleisyane Nascimento Lira, do 9º ano, avaliou a palestra como importante para mostrar que ações simples podem ajudar a cuidar do meio ambiente. “Eu aprendi muito sobre as lixeiras porque eu não sabia que existia a cinza, para não-reciclável, e também não sabia que existia a marronzinha, que era só para orgânicos e essas palestras ensinam muito pra gente, tudo o que a gente tem que aprender lá fora, criar hábitos”, destacou.