Aracaju reforça ações preventivas e de preparação para o período chuvoso

Defesa Civil
08/02/2024 10h29

Enquanto os baixos índices pluviométricos predominam na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), trabalha com foco nas ações preventivas e de preparação para a quadra chuvosa, que ocorrerá entre os meses de abril e julho.

Com atualização de dados e alinhamento de ações intersetoriais, a partir do Plano de Contingência, os órgãos que compõe o Comitê de Gerenciamento de Crise da gestão municipal atuam para elevar a capacidade de resiliência da capital frente aos eventos adversos.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, reforça que há um trabalho técnico desenvolvido de forma prévia, direcionado, em especial, à redução de riscos e preparação das equipes. "Esse trabalho de preparação e alinhamento é fundamental para que, diante das situações adversas, tenhamos uma atuação assertiva, coordenada e otimizada. As equipes ficam, dessa forma, preparadas para atuar no menor tempo de resposta possível, para mitigar riscos e prestar o atendimento que seja necessário à população", destacou.

Com observação dos índices pluviométricos, nos últimos anos, em especial o acumulado de chuva registrado em 2023, a Defesa Civil de Aracaju desenvolve ações estratégicas. "Tivemos anos muito chuvosos, principalmente a partir de 2019, quando predominou o fenômeno denominado La Niña. Com base nas informações técnicas dos centros de meteorologia, há tendência de menor volume de precipitações nos meses que antecedem a quadra chuvosa, em relação aos valores registrados em 2023, como consequência da predominância do fenômeno El Niño. No entanto, acompanhamos com atenção as alterações ocasionadas pelas mudanças climáticas, que favorecem eventos extremos e não descartamos possibilidades de alterações dessas previsões", detalhou o coordenador do órgão, Robson Rabelo.

Entre as medidas reforçadas nesse período pela Prefeitura de Aracaju estão a manutenção e a limpeza do sistema de drenagem urbana, limpeza de canais, monitoramento e atualização de levantamento sobre as áreas de risco da capital, avaliações de riscos estruturais e orientação à população.

Janeiro
O monitoramento realizado no mês de janeiro deste ano registrou acumulado de 82 milímetros (mm) de chuva, de acordo com os dados pluviométricos do sistema ClimAju. O volume supera o acumulado do mesmo período de 2023, que foi de 64,7 mm, assim como supera a média histórica, que é de 54,5 mm.

Ao todo, a Defesa Civil de Aracaju atendeu a 79 ocorrências, das quais 51, que correspondem a 64,55%, estiveram relacionadas à avaliação de risco estrutural. Entre as demandas atendidas, 39 foram solicitadas através do serviço emergencial 199, que funciona 24 horas para atendimento à população.

Nesse período, o órgão realizou duas interdições totais e emitiu nove notificações. Também foram produzidos nove Relatórios de Vistoria Técnica (RVT) e um Relatório de Avaliação de Risco (RAR). As ações de monitoramento de área de risco também foram desenvolvidas, contemplando cinco inspeções para risco de deslizamento de terra e duas áreas de risco de alagamentos.

O coordenador do órgão, Robson Rabelo, destaca que medidas foram adotadas de maneira antecipada para incrementar as ações de prevenção. "Aplicamos lonas para proteção do solo em áreas de encostas, atendemos situações relacionadas a riscos estruturais, além de manter constante diálogo com os demais órgãos para mitigação de riscos", ressaltou.