Conselho Municipal de Saúde empossa novos membros e elege Mesa Diretora

Saúde
09/02/2024 11h57

Com o foco em contribuir para o fortalecimento do controle social das políticas públicas e ser o elo entre o poder público e a comunidade, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta sexta-feira, 9, a posse dos novos conselheiros de saúde de Aracaju, eleitos para o quadriênio 2023 - 2026. O CMS tem como atribuições aprovar, acompanhar e avaliar a política municipal de saúde.
 
Os empossados passam a compor o colegiado de 80 conselheiros, entre titulares e suplentes, e atuarão nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Durante a solenidade de posse, realizada no Auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos, foi eleita a nova Mesa Diretora. 

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, este foi um momento fundamental e que representa a democracia do Sistema Único de Saúde (SUS). A gestora destaca que os conselheiros desenvolverão um papel social importante, de debater e aprovar as políticas de saúde do município. 

“Os novos conselheiros ajudarão a traçar estratégias eficazes a partir do que é essencial para cada área da capital. Aracaju está entre as poucas cidades do país com todos os conselhos locais ativos, o que a torna referência nacional e agrega ao Conselho Municipal, pois só a partir do conhecimento de cada território é que a gente consegue fazer uma saúde de qualidade. Reconhecemos a importância dos conselheiros e esse trabalho em equipe é o que faz com que a gente consiga melhorar cada vez mais a saúde dos aracajuanos”, destaca a secretária. 

Para o então presidente do Conselho Municipal de Saúde, Augusto Couto, é com muita felicidade que o órgão empossa os novos conselheiros que ajudarão a avançar ainda mais a qualidade da saúde.

“Todo o processo para escolha dos novos conselheiros foi executado com a máxima transparência. Foi um trabalho junto à gestão e com o intuito de envolver as comunidades nos conselhos. Como resultado, contamos com uma participação expressiva da população na contribuição da melhoria do SUS”, ressalta Augusto. 

Segundo a secretária da Mesa Diretora, Núbia Santana, o ultimo pleito eleitoral foi realizado em 22 de dezembro, quando foram eleitos novos conselheiros e novas entidades.

“Tivemos uma renovação de mais de 30% dos quadros de conselheiros. É um momento muito importante de conscientização, é um ato democrático e de direito de controle social, em que se procedeu a uma eleição, obedecendo todas as leis que rege e culminando na posse de hoje”, reforça Núbia. 

O Conselho é formado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores e gestores, sociedade civil organizada, pessoas com deficiência (PDC), entre outras categorias. 

Representante do segmento usuário, Josevaldo de Souza foi um dos conselheiros empossados na solenidade. Para ele, os usuários conhecem bem "as demandas de cada área, o que acontece na ponta e isso é muito importante para o controle social".
 
"Sabemos da política de saúde do SUS, então é indispensável a participação de todos na composição do conselho. A população pode contribuir muito identificando, tanto nas unidades de saúde como nas equipes, o que precisa ser melhorado, levando para o pleno do conselho para ser discutido”, reforça o novo conselheiro.