Perimetral Oeste: segunda etapa da obra avança com recapeamento asfáltico da avenida Poço do Mero

Obras e Urbanização
09/02/2024 12h20

O trabalho intenso nas três etapas em andamento da obra da avenida Perimetral Oeste já demonstram o poder transformador deste novo vetor de desenvolvimento para a capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dá continuidade à obra em ritmo acelerado, e as mudanças promovidas pelo serviço já podem ser percebidas por quem passa pela zona Norte.

Na segunda etapa, a gestão municipal realiza um trabalho extremamente relevante e bastante aguardado pela população: o recapeamento asfáltico da avenida Poço do Mero, no bairro Bugio. Depois, o mesmo serviço será executado na avenida Centenário e rua Geny da Silva Dias, no mesmo bairro.

Está sendo aplicada uma camada de asfalto com espessura de 7 cm. Ao final, será aplicada outra camada, com mais 5 cm de massa. Ao todo, o trecho das três vias conta com quase 5 km de extensão.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a celeridade e o momento da obra e ressalta que, nas três etapas, "os serviços estão avançando e é possível perceber como a avenida Perimetral Oeste vai melhorar sensivelmente a dinâmica social da zona Norte".

"A Perimetral Oeste interliga Lamarão, Bugio, Soledade, Santos Dumont e Jardim Centenário, promove um novo eixo viário de ligação para Nossa Senhora do Socorro e uma nova rota para a cidade, além de desafogar a avenida Euclides Figueiredo. É um investimento histórico para Aracaju, que deixará um legado de desenvolvimento e mobilidade urbana para as próximas décadas”, comenta.

A etapa II consiste na ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção localizada logo após o fim da ponte situada sobre o Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, nas proximidades da avenida Lauro Porto.

Etapa I
Ao mesmo tempo, a Prefeitura executa, também em ritmo intenso, a construção da ponte situada sobre o Riacho do Cabral, que interligará os bairros Bugio e Soledade. O serviço permanece concentrado na estrutura da ponte, com implantação de vigas e lajes. Nos próximos dias, será feita a concretagem de mais um dos vãos da ponte, além da terraplenagem e pavimentação asfáltica do trecho que parte da intersecção da cabeceira da ponte (do lado da Soledade), passa pela avenida Juscelino Kubitschek e segue até a avenida Euclides Figueiredo.

Etapa III
Na etapa III, continua sendo implantada a tubulação que comporá as redes de drenagem e esgotamento sanitário. Ela consiste na construção da via de intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek (Soledade).

A avenida parte da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralela à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela primeira rotatória (Lamarão), e segue pelos loteamentos Pousada Verde (Lamarão), Guarujá, Santa Catarina e Isabel Martins, chegando até o Jardim Bahia (Soledade).

Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.