Escola Tech: Prefeitura garante inclusão digital aos alunos e familiares da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
14/03/2024 14h50

Com o objetivo de qualificar cada vez mais o ensino na rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), lançou o programa Escola Tech, um pacote de modernização digital que abrange todas as 79 escolas da rede. Com um investimento de R$75 milhões, a iniciativa contempla a aquisição de câmeras aéreas, totens de reconhecimento facial, que registra a presença dos alunos em sala de aula, displays interativos de 75", conectados à rede de internet da Prefeitura de Aracaju, e também conta com mais de 25 mil notebooks, que estão sendo entregues aos alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Os notebooks podem ser levados para casa, promovendo inclusão digital para toda a família, facilitando o acesso a serviços municipais e auxiliando na aprendizagem do aluno, já que os aparelhos possuem conteúdos pedagógicos.

O secretário municipal da educação, Ricardo Abreu, explica que o “Escola Tech” faz parte do plano de governo da gestão municipal. O programa consiste em dotar todas as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju com equipamentos tecnológicos que possam tanto otimizar a gestão das escolas, como também transformar a escola em um local mais receptivo e atrativo para os alunos, com melhores condições de trabalho para os professores. Para isso, os gestores passaram os anos de 2022 e 2023 fazendo pesquisas, visitando outras cidades que também possuem modelos tecnológicos semelhantes, para que pudessem implementar em Aracaju a melhor solução para as questões específicas da rede.

“Fizemos um pacote com uma série de soluções, e uma delas é um projeto ambicioso de inclusão digital, não só dos nossos estudantes, mas também das suas famílias, que é a distribuição de aproximadamente 26 mil notebooks educacionais, com internet ilimitada durante um ano, e conteúdos embarcados, que os alunos poderão levar para as suas residências e para as suas escolas. Nas suas residências, os alunos terão uma extensão da escola, tendo acesso às atividades do professor, conteúdos e todo o conhecimento que está disponível na internet. Estamos também dando a inclusão digital às suas famílias, que poderão usar o computador para terem acesso aos serviços da Prefeitura de Aracaju”, completa o secretário.

Segundo o diretor de inovação da Prefeitura de Aracaju, Walter Júnior, permitir que as crianças levem seus notebooks para casa, faz com que esses alunos consigam cumprir suas atividades no contraturno, coisa que não seria possível se os dispositivos estivessem na escola. Além disso, dá a oportunidade para que as famílias acessem todos os serviços que estão disponíveis da Prefeitura de Aracaju, no meio digital, bem como matrícula online, marcação de consulta, guia de IPTU, benefícios sociais, entre outros.

“Nós trouxemos o projeto para dentro das escolas, para dentro da educação, mas ele contempla a cidade como um todo. Hoje, temos a plataforma dos notebooks, mas, antes disso, ele vinha lá com a Rima, que é a Rede de Fibra Óptica da Cidade, que já levou internet para todos os prédios públicos. Foi iniciada pela Educação, mas levou para todos os prédios públicos da Prefeitura. Então, o notebook também vai ser a segunda parte desse projeto. Vamos levar a parte pedagógica, com os notebooks, mas vamos levar a parte de transformação digital das famílias, com esse notebook indo para casa das pessoas, para a casa das famílias com internet. Este é o primeiro passo para que, com a equidade digital, a gente leve igualdade social às famílias da cidade de Aracaju”, declara Walter.

Inclusão digital

A professora da Emef Jornalista João Oliva Alves, Livia Maria Notargiacomo, diz que os notebooks são uma ferramenta que chegou para agregar. “As crianças hoje têm mais prazer em estudar, mais atenção, até mesmo porque elas são crianças de uma geração tecnológica, então acho que isso é um atrativo a mais. A aula em si, teve ganhos maravilhosos. Hoje, eu posso fazer demonstrações, por exemplo, na aula de história, trazendo imagens para eles ingressarem no universo do carnaval, e saber como acontecia anos atrás, e isso é super interessante, porque eles conseguem visualizar e interagir em tempo real”, detalha.

Quem está empolgada para desfrutar do ativo tecnológico é a estudante Thauanny Sofia Santiago, 8 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental  (Emef) Jornalista João Oliva Alves, localizada entre os bairros 17 de Março e Santa Maria. “Eu gostei muito e estou achando muito legal. Ainda estou aprendendo a usar, mas minha mãe está me ajudando e na escola os professores mostram como a gente deve fazer as atividades, e como digitar. Eu achei muito emocionante ganhar esse notebook. Todo mundo está feliz porque vai ser bem tecnológico”, disse.

A mãe da aluna Thauanny, Rosania Santiago, 42 anos, autônoma, que estudou em escola pública sua vida toda, conta que ver sua filha tendo a oportunidade de estudar em uma escola que pensa no seu futuro e que investe na sua educação, mostra que as coisas realmente estão mudando, e essa mudança tem acontecido a passos largos. Rosania explica que sua filha estava matriculada em outra escola, mas que não estava  conseguindo se desenvolver, foi na rede municipal que ela deu um salto na educação.

“Na minha época, não existia nada disso. Para fazer um trabalho, era muito difícil porque a gente não tinha acesso a isso tudo que temos hoje. Agora, as coisas avançaram de uma forma muito significativa e minha filha está tendo a oportunidade de estudar em um local que acredita na educação, que está antenada com as mudanças do mundo digital. Tudo ficou mais fácil, tanto para ela, que está na fase ideal para aprender, quanto para mim, que agora consigo ajudá-la em suas tarefas escolares e também fazer minhas próprias pesquisas dentro de casa. Minha filha já recebeu o notebook e, assim, vai ser ótimo para o aprendizado dela. Estou muito feliz e agradecida por todo o conhecimento que ela vai ter a partir de agora”, completa Rosania.