Com Casa Lar Dona Palia, Prefeitura amplia atendimentos a idosos vulnerabilizados

Assistência Social e Cidadania
16/02/2024 11h00

Inaugurada pela Prefeitura de Aracaju em dezembro de 2023, a Casa Lar Dona Palia, equipamento da Alta Complexidade da Proteção Social Especial (PSE) localizado no bairro 17 de Março, conta, atualmente, com três acolhidos e aguarda o encaminhamento de mais idosos que necessitam das intervenções socioassistenciais.

Com dez vagas de acolhimento, conforme tipificação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e Combate à Fome (MDS), a nova unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social amplia a oferta de atendimento na capital, que agora possui duas unidades voltadas ao acolhimento da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade e risco social. O espaço conta com uma equipe composta por coordenação, assistente social, psicólogo, cuidador social, educador social, cozinheiros, serviços gerais e auxiliar administrativo.

“A gente fica muito feliz por estar vendo que a nova Casa Lar Dona Palia começou o seu pleno funcionamento. Hoje, nós temos três idosos muito felizes e muito satisfeitos com a forma como a casa acolheu, tanto da equipe técnica, como a estrutura da casa, porque a gente sabe que o prefeito Edvaldo Nogueira preza pelos seus projetos e são projetos totalmente acessíveis e nós temos aqui um cadeirante. A gente veio comprovar como é que está o funcionamento e a gente fica muito tranquilo e muito feliz em saber que estamos prestando o serviço de qualidade para aqueles que precisam”, destacoua secretária da Assistência Social, Simone Santana, após visita realizada ao espaço para conferir a oferta dos atendimentos.

De acordo com a coordenadora da Casa Lar, Amanda Fraga, os acolhidos têm elogiado bastante a estrutura da unidade. “São três acolhidos que até fazem uso de medicação, mas eles não estão tendo problema de sono, porque estão dormindo bem pela paz que o ambiente traz pra eles. Em relação aos funcionários, também é extremamente positivo, eles estão adorando trabalhar aqui, porque é tudo muito tranquilo”, pontua.

Cuidados especiais

A Casa Lar tem o funcionamento de uma residência comum, na qual os cuidadores sociais ofertam alimentação, medicamentos, banho, dentre outros serviços. O dia a dia dos moradores da unidade conta com trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas. Em sua estrutura, o equipamento conta com salas de estar e jantar, sala de estudos, cozinha, alojamentos masculino e feminino, área de vivência, área de serviço e jardim.

O radialista e artista plástico José Oliveira, 68, conhecido popularmente como Zé do Alho, estava acolhido na Casa de Passagem Freitas Brandão e em janeiro foi transferido para a Casa Lar Dona Palia.

“Eu inaugurei, fui o primeiro. Aqui é maravilhoso. Melhor que aqui só no céu. Eu fico muito agradecido e estou muito feliz. Aqui é ótimo demais. Eu já conhecia a coordenadora, a equipe me trata super bem. Estou muito feliz. Antes eu estava no Freitas Brandão e estava com medo de vir pra cá, sem saber a estrutura bela. Rodamos e quando vi uma pintura linda aí fora eu disse ‘é aqui’”, conta emocionado o acolhido.