Em estágio inicial, obra estruturante urbanizará todo o loteamento Veneza II

Obras e Urbanização
16/02/2024 11h50

Proporcionar qualidade de vida, dignidade e transformar a relação da comunidade com o espaço vivido e com a cidade. Essas são apenas algumas das mudanças causadas pela obra de infraestrutura do loteamento Veneza II, no bairro Capucho, na zona Oeste da capital.

Se até hoje a população que vive na região ainda precisa conviver com poeira e lama, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), já começa a atuar para mudar essa realidade.

A urbanização contempla os serviços de terraplenagem, construção das redes de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, pavimentações asfáltica e em concreto armado, meios-fios, sinalização viária e acessibilidade.

O projeto contempla as 12 vias da localidade: avenida Chanceler Osvaldo Aranha; ruas B, C, D, F, Deputado Reinaldo Moura e Geraldo Moura Diniz; e travessas B, C, D, Emerson Bomfim e Geraldo Moura Diniz, totalizando uma extensão de 1,8 km.

Em estágio inicial, a obra está em fase de escavações, para começar a construir a rede de esgoto. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enfatiza o poder transformador do serviço estruturante.

“O loteamento Veneza II foi originado de parte do Veneza I, que se deslocou e ocupou aquela parte do bairro Capucho. Isso aconteceu há pelo menos 20 anos. O nome foi dado a esse local por causa dos antigos alagamentos, que afetavam muito aquela comunidade. A obra de infraestrutura é uma demanda muito antiga, e estamos atendendo a reivindicação de forma completa. Isso faz parte de um trabalho aprofundado da Prefeitura, que tem feito, em toda a capital, a urbanização de locais em que só havia poeira e lama”, pontua.

Para viabilizar o serviço, a gestão municipal investe R$ 5.722.501,87. O montante é fruto do contrato de financiamento firmado pela Prefeitura de Aracaju com o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul]. Ao todo, são mais de R$ 500 milhões destinados a obras de mobilidade e infraestrutura no âmbito do programa Aracaju Cidade do Futuro.