Prefeitura conscientiza população com blitz ambiental nas vias públicas de Aracaju

Serviços Urbanos
16/02/2024 16h37

Ao longo deste ano, a Prefeitura de Aracaju ampliará as ações de conscientização ambiental que visam reduzir a degradação do meio ambiente em decorrência do tratamento incorreto do lixo. Nesse contexto, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou, nesta sexta-feira, 16, mais uma blitz educativa em localidades das zonas Norte e Sul da cidade.

Durante a ação, as equipes de educadores ambientais entregaram panfletos informativos a respeito dos ecopontos em funcionamento na capital e sacolinhas recicláveis a motoristas e motociclistas nas avenidas Beira Mar, no bairro 13 de Julho, e Euclides Figueiredo, no José Conrado de Araújo. Na ocasião, o grupo orientou a população também sobre as alternativas disponibilizadas pela empresa municipal para o descarte correto dos resíduos sólidos.

“A educação ambiental é um tipo de atividade estratégica que complementa nossos serviços de limpeza pública e objetiva promover a mudança de comportamento em diferentes esferas. Por esse motivo, este ano estamos expandindo as atividades, dentro dos projetos do Planejamento Estratégico da Prefeitura”, explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

O motorista de aplicativo Sivaldo Félix Lima estava em mais uma corrida quando foi abordado por um dos agentes ambientais da Emsurb. Ele declarou que a iniciativa é importante e que pequenas ações podem gerar grandes impactos. "A iniciativa é bacana porque evita a poluição e o acúmulo de lixo, assim a gente vê algum lixo abandonado. Evita que as pessoas joguem lixo em qualquer lugar e também evita a poluição do meio ambiente", destacou.

Comerciante que possui uma banca de venda na avenida Euclides Figueiredo, Cícero Ramos da Silva reconheceu a importância da ação direta voltada à educação ambiental efetuada pelo grupo de jovens. “Como comerciante e condutor é sempre bom ter um objeto que nos lembra sobre trabalhos educativos desenvolvidos pela Prefeitura que promovam a mudança para população e que irão mudar a nossa relação com o lixo, além do fato de ver os jovens trilhando esse caminho de conscientização", afirmou.

Ainda este mês, conforme explicou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, além de locais com grande circulação de pessoas, a exemplo das orlas da capital, de praças e calçadões, outras regiões da cidade receberão a iniciativa com foco também na dispensação dos resíduos recicláveis sem prejuízos ao meio ambiente.

“A partir de março o projeto irá abranger as escolas da rede municipal em uma abordagem diferenciada. A intenção é tornar as crianças multiplicadoras de conhecimento para a construção de uma nova realidade no meio onde estão inseridas”, frisou.