Reestruturação da Tancredo: ritmo acelerado possibilita mudança de cenário na via

Obras e Urbanização
21/02/2024 08h48

O ritmo acelerado empreendido pela Prefeitura de Aracaju na reestruturação da avenida Tancredo Neves já vem transformando a via. Antes, o nível elevado de desgaste da pista causava transtornos para condutores, passageiros e pedestres. Agora, com o avanço da obra, já é possível perceber mais conforto e segurança ao trafegar.

A intensa mobilização do serviço viabilizou um avanço no cronograma. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está trabalhando atualmente em quatro frentes: implantação de asfalto, escavações, fresagem e recuperação de passeios.

O recapeamento está perto de ser concluído no sentido crescente (zona Sul). O serviço passou a ser realizado no período noturno, assim como a implantação da base, e está concentrado nas imediações do Parque Ecológico Poxim, já próximo ao cruzamento com a avenida Beira-Mar, nas faixas 1 e 2. Em relação à fresagem do antigo pavimento, o serviço está sendo executado já no sentido decrescente (saída da cidade), também à noite.

A Prefeitura realiza o trabalho de escavações na faixa 3 do sentido crescente, imediatamente após o viaduto conhecido como “Mergulhão”,  localizado no cruzamento entre as avenidas Tancredo Neves e Paulo VI. Em alguns pontos, tem sido exigido um trabalho ainda mais aprofundado para esta faixa, já que, após a remoção de parte da base, têm sido constatados danos na sub-base e subleito. Por isso, a gestão municipal tem feito a reconstrução dessas estruturas em alguns trechos da via.

Em relação à recuperação das calçadas, a Emurb iniciou o trabalho nas proximidades do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, com a demolição da antiga estrutura e implantação dos novos passeios. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a celeridade da obra e as mudanças evidentes na avenida.

“O recapeamento vem sendo executado em um ritmo muito satisfatório e, mesmo alguns transtornos, como as chuvas, não tem causado impactos significativos para o andamento dessa obra. Isso tem sido possível graças a uma grande mobilização de trabalhadores e máquinas na via, com trabalho pelo dia, noite e finais de semana. Isso trouxe a agilidade que esperávamos e adiantou o serviço. Em breve, a principal via da cidade, uma das maiores em extensão, estará completamente reestruturada, para garantir melhor mobilidade urbana para carros, motos, ônibus, bicicletas e pedestres. É importante lembrar que essa via não era recapeada há cerca de 23 anos, só vinha recebendo serviços pontuais de manutenção. Portanto, o serviço que estamos realizando é mais que necessário para a sua melhoria”, comenta.

Com 15 km de extensão em seus dois sentidos, a avenida Tancredo Neves receberá, em seu processo de reestruturação, o trabalho de recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade.

Para viabilizar a reestruturação da via, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 26.673.726,92 em recursos próprios. Esta é uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que garantiu R$ 500 milhões em recursos para a realização de 24 obras estruturantes e de mobilidade urbana para a capital sergipana.

A obra

Foram adotadas duas concepções para orientar os trabalhos: sentido crescente, para a via que direciona o condutor à zona Sul; e sentido decrescente, que direciona o condutor à saída da cidade e à zona Norte. O trabalho na via foi dividido nas faixas 1 (esquerda), 2 (central) e 3 (direita).

Nas faixas 1 e 2, foi fresado (retirado) o asfalto em uma profundidade de 6 cm. Tem sido aplicado, primeiro, um novo pavimento de espessura de 3 cm; será aplicada uma nova camada com mais 3 cm, restabelecendo a espessura de 6 cm da via. Já a faixa 3 tem todo o seu asfalto fresado e tem retirados mais 15 cm da base existente. Após, vem sendo aplicada uma nova base de brita graduada e uma nova camada de asfalto com 7 cm de espessura. Ao final da obra, será aplicada outra camada de asfalto com mais 3 cm, totalizando uma espessura de 10 cm.

Entre as faixas 1, 2 e 3 serão utilizadas técnicas diferentes pelo nível de desgaste mais elevado da faixa 3. Além disso, ela é destinada ao tráfego de veículos de maior porte. Este ciclo será replicado nos outros trechos da obra a cada 500m, sendo constante por toda a avenida Tancredo Neves. A complexidade e o impacto da obra demandam medidas diferenciadas. Por isso, é realizado movimento de máquinas pesadas durante o período noturno e finais de semana. Desta forma, as equipes têm atuado das 7h às 17h e das 20h às 5h.