Corrida Cidade de Aracaju movimenta economia e promove rotina saudável para os aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
11/03/2024 14h40

A Corrida Cidade de Aracaju, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em comemoração ao aniversário da cidade, está na 39ª edição e este ano teve um número recorde de 9 mil inscritos. Com isso, também cresceu a procura por clubes especializados em treinamento de corrida, para a preparação física adequada. De acordo com clubes de corrida esportivos da capital, o aumento significativo na matrícula de alunos ocorreu a partir do final do ano passado e início deste ano, quando muitos atletas e amadores passaram a buscar profissionalismo para uma boa preparação do grande percurso que acontece no dia 23 de março, nas distâncias 5km, 10km e 24km.

Todo esse movimento de engajamento de parte da população no interesse em clubes de corrida faz com que a economia nesse setor gire e os empreendimentos nessa área ganhem força. Segundo o secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, o investimento no esporte é essencial, e a Corrida Cidade de Aracaju fomenta o estímulo dessa prática tanto na área da saúde quanto na economia local.

“O esporte é uma indústria, isso não temos dúvida nenhuma, e além de ser um investimento na saúde, o esporte também movimenta a economia. Então, a gente percebe que a Corrida Cidade de Aracaju colabora muito com isso, assim como outros grandes eventos que nós trouxemos para cá e vamos trazer em 2024, porque movimenta desde a área de hotelaria, restaurantes, atrações turísticas, passeios, aplicativos, táxi e vendedores ambulantes. Essa é uma cadeia que se movimenta e foge até do controle, por exemplo, quantos clubes de corrida estão confeccionando um uniforme para este dia, locando ônibus, alugando tendas, sons e preparando todo final de semana. Então isso é retorno de um investimento”, esclareceu o secretário.

Treinador do Bravos Run Clube, Lucas Santos informa que o número de alunos teve acréscimo de 60% entre corredores e novatos por conta da Corrida Cidade de Aracaju. “Tivemos uma demanda desde dezembro até o início de janeiro, com 45 alunos extras que nunca vivenciaram corridas e outros fomentando justamente a parte de especialização”, relatou Lucas.

De acordo com o treinador, a importância de ter um preparo físico com acompanhamento profissional qualificado, como os clubes oferecem, é justamente a prevenção de lesões e o estímulo para a corrida em grupo. Segundo ele, apesar de ser um esporte individual, as pessoas se motivam também pelo coletivo de correr juntos e incentivar um ao outro.

“Trazemos um público bastante diferente que é o que a gente não está habituado. É aquela galera que vai fazer a primeira vez pela empolgação, pela alegria, a corrida traz uma energia surreal, ela traz uma coisa muito vibrante, traz o público que está acostumado no sedentarismo, que estão iniciando a prática de atividade física e que não sabe ainda como, nem onde evoluir no processo de uma atividade individual, porque a corrida traz essa parte de individualismo, mas também traz essa parte coletiva”, disse o treinador do Bravos Run Clube.

No clube ‘Go On’, as buscas para o treinamento da maior corrida de rua do estado começaram em novembro do ano passado. Por se tratar de um trajeto diferenciado e específico, sendo três percursos, e um deles atravessando a cidade de São Cristóvão até Aracaju, o tradicional trajeto dos 24km, os corredores passam por treinos em ladeiras e nos locais de maior atrito para poder simular o percurso do dia oficial. Eduardo Góis, que faz parte da equipe do clube de consultoria esportiva Go On, fala que a demanda para preparação é mais intensa, e assim os alunos têm melhor rendimento.

“Essa é uma corrida muito específica e a principal característica é o caminho com muitos atritos. Aqui, no final do ano, começamos a fazer uma preparação com esses treinos de subida e descida nas ruas da Atalaia. Os clubes vão para o Parque da Cidade e para o povoado Iraque, fazer o próprio percurso também. Fazemos simulados da corrida, eu gosto de fazer pelo menos um simulado, para que a pessoa tenha a experiência do trajeto”, conta.

A proprietária do Clube Anneteam, Leydianne Menezes, também relatou aumento no número de alunos com o intuito de participar da corrida. São pessoas que já estão acostumadas a correr, mas buscam por direcionamento especializado para realizar uma boa prova e sem lesões. “A gente tem uma programação de treinos e que mudam até de local, para ir adaptando a realidade da prova. Então, procuramos mais ladeiras, pois eles vão encontrar ladeiras na prova dos 24 km, procuramos mesmo uma situação de prova”, explicou.

Leydianne ainda ressalta sobre a relação histórica da cidade com a corrida, e o sentimento que os atletas têm ao passar pelas ruas e avenidas.  “Essa corrida é um evento esportivo que traz muita gente de fora. É uma corrida super tradicional, que fecha um percurso que cruza a cidade inteira, avenidas que, para a gente, tem um sentimento, tem história. Tem muita gente que passa pela Barão de Maruim e sente a infância. E quem vem de fora para participar, passa a conhecer a cidade. Para o turismo também é muito importante”, declarou.